Informações de Sintomas de ansiedade podem ser físicos. Saiba quais
Sintomas de ansiedade podem ser físicos. Saiba quais
A ansiedade pode impactar o corpo de várias formas, e diferenciar seus efeitos de problemas cardíacos pode não ser uma tarefa fácil
Getty Images
Os sintomas da ansiedade podem se manifestar fisicamente, assim como em muitas outras condições de saúde mental. O que acontece no cérebro reflete no corpo, e o inverso também é verdadeiro. Mas será que você sabe identificar os sinais que a ansiedade provoca?
Medo, insônia, dificuldade de concentração e agitação são sintomas clássicos da ansiedade. Contudo, em alguns casos, ela pode se apresentar de formas menos óbvias.
O cardiologista e especialista em marca-passo, Roberto Yano, destaca os cinco principais sintomas físicos da ansiedade.
Saiba os sintomas de ansiedade que se manifestam no corpo
1 – Coração acelerado
“A sensação de estresse e ansiedade faz com que o organismo libere mais adrenalina, hormônio responsável por aumentar a frequência cardíaca, o que explica a aceleração dos batimentos. No entanto, o oposto também pode ocorrer: pacientes que apresentam alterações no ritmo cardíaco muitas vezes atribuem ao nervosismo e demoram a buscar ajuda médica. Quando os avalio, frequentemente identifico uma arritmia cardíaca”, explica o cardiologista.
2 – Tontura
Um dos principais sintomas físicos da ansiedade é a tontura. Pacientes costumam relatar esse tipo de problema, principalmente, durante crises mais agudas, ou quando estão em ambientes fechados e com muitas pessoas. “Essa vertigem pode levar ao medo de sair de casa, de cair, de chegar a um local cheio e passar mal”, diz o Dr. Yano.
3 – Falta de ar
“A falta de ar, normalmente, vem acompanhada de palpitação. Em situações de estresse é preciso tentar se acalmar. E se a crise de ansiedade não passar, procurar orientação médica”, alerta o especialista.
4 – Formigamento nos braços e língua
“Esse formigamento pode ocorrer por causa da liberação da adrenalina. O corpo entende que você está se preparando para uma situação de luta, ou fuga. O organismo começa a direcionar o fluxo de sangue para os músculos para que fiquem mais fortes e rígidos”, explica o Dr. Yano.
5 – Cansaço
Existem várias doenças que podem fazer uma pessoa se sentir cansada, como hipotireoidismo, insuficiência cardíaca, anemia e até a própria depressão. A recomendação é não se automedicar sem saber o diagnóstico”, comenta o médico.
Como agir ao identificar os sintomas
Os sintomas físicos da ansiedade são facilmente confundidos com outras doenças. Mas, o contrário também pode acontecer. Talvez você pense que aquele problema é decorrente da sua condição mental e, na verdade, exista alguma outra enfermidade séria acometendo seu organismo. Por isso, o ideal é sempre priorizar a avaliação médica.
“A orientação é procurar ajuda de profissionais adequados, como psicólogos, psiquiatras, praticar exercício físico, ter uma boa alimentação, ter um hobby, horas de lazer com a família. Esse conjunto de ações vão te ajudar a viver mais e com melhor qualidade de vida. A ansiedade entra sempre como diagnóstico de exclusão. Para o paciente que chega com sintomas cardíacos, é sempre necessária a investigação minuciosa de todos os seus sintomas”, finaliza Yano.