Img-Fundo

Informações de Robótica pode melhorar qualidade de vida de pacientes

Robótica pode melhorar qualidade de vida de pacientes

Retirada de próstata feita por robô reduz risco de sequelas, como incontinência urinária e impotência

21/06/2024 ás 07:43:00

Fonte: METRÓPOLES- Conteúdo Especial

O Hospital Anchieta inaugurou, nessa terça-feira, dia 18, um equipamento de cirurgia robótica, o Da Vinci X. O hospital é o primeiro a oferecer esse tipo de procedimento cirúrgico em Taguatinga e região.

O urologista e coordenador do programa de cirurgia robótica do Hospital Anchieta, Rafael Maurmo, comemora a aquisição e lembra que esse tipo de cirurgia traz inúmeros benefícios para os pacientes. “Cortes menores, menos sangramentos, menor dor pós-operatória e menor tempo de internação são apenas alguns deles”, explica o cirurgião. Mas, além disso, essa é uma cirurgia mais eficiente, com movimentos mais precisos e uma visão tridimensional.

“Atualmente, a especialidade que mais usa cirurgia robótica é a urologia”, pontua o especialista. Ele explica que os movimentos mais precisos, especialmente na retirada do câncer de próstata, diminuem as complicações mais temidas: a incontinência urinária (perda de urina involuntária) e a impotência sexual.

Rafael Maurmo conta que outras cirurgias também vêm sendo feitas com muito sucesso com o robô: bariátrica, cirurgias ginecológicas (como endometriose) e até mesmo cirurgias cardíacas.

Uma das primeiras cirurgias que será feita no Anchieta será exatamente num paciente que já fez uma cirurgia de próstata que deixou sequelas importantes e, agora, está com um tumor de rim, que será retirado pelo robô Da Vinci. “Nesses casos, a gente consegue extrair só o tumor, preservando o rim, o que não seria possível em uma cirurgia tradicional”, ressalta Maurmo.

Também já está prevista para junho uma Prostatectomia Radical, que é a retirada da próstata do paciente. Para o coordenador, “uma das coisas que deixa a gente muito feliz é quando conseguimos fazer a extração da próstata na robótica mantendo preservada a qualidade de vida do paciente, bem como sua vida sexual”.

A cirurgia robótica já é amplamente utilizada na medicina. O sistema Da Vinci tem braços ligados aos instrumentos cirúrgicos em uma câmera de alta definição e em três dimensões e ao console do médico, que controla toda a cirurgia a partir daí, de maneira mais precisa e controlada.

“Na cirurgia robótica os equipamentos replicam os movimentos do cirurgião, só que com mais precisão ainda e menos tremor”, afirma o dr. Rafael Maurmo.

A chegada do robô ao Anchieta consolida o grupo Kora como um player importante na área de saúde da região Centro-Oeste. “O robô é uma tecnologia que qualifica o serviço do Hospital Anchieta, consolida a marca, melhora os desfechos clínicos e contribui para atrair, ainda mais, cirurgiões de alta qualificação para o nosso hospital. Além disso, elevamos o padrão de serviço que oferecemos para a população de Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia e adjacências”. É o que ressalta o responsável médico pelo Anchieta, Deivson Mundim.

Pelo menos cinco cirurgias robóticas estão previstas para serem feitas nos próximos dias no Anchieta, em Taguatinga.