Img-Fundo

Informações de Nikolas Ferreira diz ter acionado PF por uso de imagem em golpe do CPF

Nikolas Ferreira diz ter acionado PF por uso de imagem em golpe do CPF

Parlamentar virou “garoto propaganda” do governo federal em vídeo falso sobre benefício para cidadãos

05/03/2025 ás 10:02:00

Fonte: Letícia Pille

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) diz ter acionado a Polícia Federal (PF) para investigar vídeos falsos que circulam em redes sociais e manipulam sua imagem para aplicar golpes em usuários.

Como mostrou a coluna, o episódio mais recente envolve um deep fake do deputado, vídeo feito com Inteligência Artificial, em que ele aparece como “garoto propaganda” do governo federal na divulgação de uma suposta indenização para cidadãos que tiveram dados do CPF vazados.

A imagem do deputado já havia sido utilizada para o golpe em uma página do Facebook, onde aparecia com outras pessoas. Agora, no Instagram, a imagem de Nikolas foi veiculada por uma conta falsa do Governo Federal intitulada “governo8494”. A Secretaria de Comunicação do governo federal nega que o benefício existe.

Na gravação, a imagem manipulada de Nikolas aparece diante de uma câmera falando que a depender do número final do CPF era possível receber de R$ 1 a R$ 6 mil de “resgate”.

O comunicado acompanha um link de “saiba mais”, onde o usuário deveria incluir o número do respectivo CPF e descobrir quanto haveria de dinheiro disponível.

Questionada pela coluna, a secretaria de comunicação do governo negou que exista qualquer benefício desse tipo disponível aos cidadãos e que o vídeo é uma manipulação. Ainda, o governo alerta para que pessoas não caiam em golpes que visam a ter acesso a dados pessoais.

Nikolas disse à coluna que sua imagem já foi utilizada em outros casos de golpe e disse que sua assessoria jurídica já acionou a PF diversas vezes.

Reprodução/Direção ConcursosImagem colorida de sede da Polícia Federal - Metrópoles

Fachada do prédio da Polícia Federal

“Diante disso, minha assessoria jurídica já realizou diversas representações na Polícia Federal, buscando coibir essas práticas”, afirmou.

Para o deputado, o recorrente uso de sua imagem por deep fakes se deve à sua credibilidade e, por conta da grande quantidade de denúncias e “incapacidade de atuar individualmente em cada caso”, ele utiliza suas redes sociais para alertar a população sobre os casos.

Na terça (4/2), depois de a coluna entrar em contato com o deputado, ele publicou um vídeo nos stories em seu perfil oficial no Instagram com uma aviso aos seguidores de que ele não estava divulgando nenhum programa do governo.