Notícias » Geral

MT recebe novo lote com 1,6 mil doses da Coronavac e 75.250 da AstraZeneca

29/04/2021 às 17:19

Autor: G1 MT
Fonte: G1 MT

Mato Grosso recebeu um novo lote com 76.850 doses de vacinas contra a Covid-19 nesta quinta-feira (29). No entanto, apenas 1,6 mil doses são da CoronaVac, o que é considerado um número baixo diante do cenário de estoques zerados de alguns municípios do estado. Outras 75.250 doses são do imunizante AstraZeneca.

A aplicação da 2ª dose está suspensa em RondonópolisBarra do Garças e Sinop. Os municípios informaram que só retomarão a campanha com a chegada de novas remessas. Juntas, as cidades somam mais de 3,5 mil pessoas na fila de espera para a aplicação da segunda dose.

As 1,6 doses da Coronavac recebidas nesta quinta-feira devem ser divididas entre os municípios. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), a distribuição será decidida em colegiado da saúde, que reúne representantes de todos os municípios. A reunião acontece na tarde desta quinta-feira.

Para a vacina CoronaVac, o prazo de aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias. Já para o imunizante da AstraZeneca, o prazo é de até 90 dias.

Se passar desse período, a orientação é tomar o quanto antes. Segundo o Ministério da Saúde, o atraso não compromete a imunização da população.

De acordo com a SES-MT, as novas unidades poderão ser utilizadas como primeira ou segunda dose de trabalhadores da saúde, idosos entre 60 a 64 anos e profissionais das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento.

Nesta tarde, as equipes da Vigilância Estadual trabalham no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes e no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.

Com a chegada da nova remessa, Mato Grosso soma 831.460 doses dos imunizantes CoronaVac e AstraZeneca recebidos até agora.

WEBMAIL

Coloque seu e-mail e senha para ter acesso ao webmail.

Enquete

O que você achou do nosso site? Dê sua opinião e nos ajude a melhorar nossa plataforma