Notícias » Geral

Cuiabá é a 3ª capital brasileira que menos elegeu mulheres para o cargo de vereadora

19/11/2020 às 15:40

Autor: Flávia Borges
Fonte: G1 MT

Cuiabá é a terceira capital brasileira que menos elegeu mulheres para o cargo de vereadora na eleição municipal do último domingo (15) acima apenas de Campo Grande (MS) e João Pessoa (PB).

Duas mulheres foram eleitas vereadoras por Cuiabá e somam 8% das vagas. São elas Edna Sampaio (PT), servidora pública, e Michelly Alencar (DEM), jornalista.

No total, a Câmara de Cuiabá tem 25 vagas de vereador.

Na eleição de 2016, Cuiabá foi a única capital que não elegeu nenhuma mulher como vereadora em todo o país.

Em nível nacional, a representatividade de vereadoras nas capitais ficou bem abaixo da proporção encontrada na população do país, em que 51,8% dos brasileiros são mulheres, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, de 2019.

Esta é a terceira eleição municipal com a vigência da lei 2.034/2009, que estabelece que "cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo".

Levantamento do G1 feito com base nas atas das convenções partidárias mostra que, a cada 10 candidatos a vereador nas 26 capitais do país, apenas 3 eram mulheres.

A proporção (33%) se mantém em um patamar muito parecido ao das últimas eleições municipais, em 2016 – em que 32% dos candidatos eram mulheres –, e continua abaixo da média da população brasileira.

WEBMAIL

Coloque seu e-mail e senha para ter acesso ao webmail.

Enquete

O que você achou do nosso site? Dê sua opinião e nos ajude a melhorar nossa plataforma