Img-Fundo

Informações de 60% das grávidas acreditam que vacinação protege apenas a mãe, diz estudo

60% das grávidas acreditam que vacinação protege apenas a mãe, diz estudo

Especialistas, no entanto, alertam para a importância dos imunizantes durante a gestação

05/12/2024 ás 08:46:00

Fonte: Olívia Freitas

Um levantamento apontou que quatro em cada dez pessoas grávidas desconhecem o calendário de vacinação e 60% acreditam que a vacina protege apenas a mãe. Os especialistas, no entanto, alertam para a importância dos imunizantes durante a gestação. Ingrid está grávida do segundo filho e só agora descobriu que a vacina e a gestação caminham juntas. 

“Antes da UBS, eu não tinha informação, não. Não sabia que gestante tomava vacina.  Eu achei que vacina sempre era para adulto, crianças e idosos, não gestante”, disse ao Jornal da Band. 

O distanciamento das informações sobre vacinação, segundo o estudo, se mostrou um desafio, uma realidade, mesmo durante o pré-natal. O assunto ficou em sexto lugar na lista dos temas mais discutidos, atrás de temas como pós-parto e mudanças no corpo.

“A gente sabe que fica sensível, a imunidade, saúde... eu achava que era só para gravida, até o meu médico me explicar que é uma proteção para o bebê”, completou Ingrid. 

Durante a gravidez, as mulheres são imunizadas contra a hepatite B, difteria, tétano e coqueluche, além das vacinas contra a gripe, covid-19 e vírus sincicial respiratório, causador da bronquiolite – disponível apenas na rede privada e com uma média de preço de R$ 1,7 mil.  

"Quando a gente está falando de vacina, é óbvio que é fundamental a proteção individual, especificamente na gravidez. A gente precisa entender que ela tem função aqui muito clara na proteção da mulher grávida e do bebê que vai nascer”, afirmou o Dr. Jamal Suleimann, médico infectologista do Hospital Emílio Ribas. 

O caso da Flávia é diferente. Ela retomou as vacinas atrasadas quando descobriu a gravidez e explicou que foi informada de que os “anticorpos que a gente recebe na vacina passam para o bebê na placenta, aí eles continuam os recebendo pela amamentação, que são importantes para a formação de um bebê saudável”.