Img-Fundo

Informações de Coroação do Rei Charles: entenda os protocolos de vestimenta da realeza britânica

Coroação do Rei Charles: entenda os protocolos de vestimenta da realeza britânica

Historiadora explica regras de etiqueta para a cerimônia que acontece neste sábado, 6/5, em Londres

05/05/2023 ás 14:40:00

Fonte: Por Francielly Kodama, gshow — São Paulo

O Reino Unido se prepara para coroar Rei Charles III como seu novo monarca. A cerimônia acontece neste sábado, 6/5, em Londres, e, como manda a tradição, alguns protocolos de vestimenta devem ser seguidos, conforme orienta o "O Liber Regalis", ou "Livro Real", um manuscrito de 1382 que descreve como uma coroação deve ser organizada e executada.

As exigências valem tanto para a realeza, como para a exclusiva lista de convidados. A convite do gshow, Laura Ferrazza, professora e historiadora de moda, comenta e explica o tema.

O que esperar da coroação?

 

A coroação de Elizabeth II foi em junho de 1953. Desde então, algumas tradições foram modificadas e atualizadas, mas outras permanecem intactas, o que faz a expectativa para a cerimônia ser ainda mais alta. Segundo o jornal "The Guardian", rei Charles fará uma cerimônia mais enxuta que a de sua mãe, além de pegar um “atalho” até a Abadia de Westminster.

 

“Mesmo assim, ele e a rainha consorte terão de desfilar pelas ruas em carruagens extravagantes do Palácio de Buckingham até chegar ao local sagrado de coroação desde a Idade Média (1066), a Abadia de Westminster”, explica a historiadora.

No local do evento, Charles III receberá os itens que simbolizam o poder, suas atribuições e deveres como rei – tudo usado anteriormente pelas outras monarquias:

 

  • Orbe: globo com uma cruz cravejados de rubis, diamantes e outras pedras. A peça é uma das Joias da Coroa e representa o mundo cristão.
  • Coroa
  • Anel
  • Manto
  • Cetro: é nesse momento que a rainha consorte, Camila Parker Bowles, recebe a coroa da rainha Mary (avó de Elizabeth II) e o cetro, controverso objeto feito de marfim -- retirado de elefantes e importado para a Inglaterra.
  • Joias reaisa coroa do Rei Eduardo tem 362 anos, pesa quase 2 kg e é decorada com 444 pedras preciosas. Devido ao peso, ao valor histórico e monetário, a peça é colocada apenas brevemente na cabeça do rei e logo substituída por outra mais leve. Essa coroa fica exposta ao público na Torre de Londres. "Ela não saía de exibição desde a coroação de Elizabeth II, há 60 anos”, relembra a especialista.
  • Óleo sagrado: o arcebispo de Canterbury passa nas mãos, cabeça e peito de Charles III para ungi-lo rei. Em seguida, rei e rainha consorte retornam ao palácio e saúdam o público da varanda.

 

A regra é clara!

 

O protocolo rígido, explica Laura, exige trajes com mais pompa, mesmo com a cerimônia ocorrendo pela manhã: “É possível que os trajes femininos apresentem mais luxo e decoração como uma forma de deferência a essa cerimônia, que é a mais importante da realeza. Assim como podem ser usadas joias mais pesadas ou chamativas”.

Ela também comenta que, como muitos anos se passaram desde a última coroação, o dress code pode ter sofrido uma modernização e passe a permitir looks mais descontraídos, substituindo as vestes cerimoniais por trajes de passeio.

 

Afinal, o que pode ou não pode usar na coroação?

 

Mesmo que o código de vestimenta seja flexibilizado, é claro que roupas muito curtas, que deixem os ombros de fora ou sapatos mais informais seguem vetados no evento. Além disso, é terminantemente proibido o uso de roupas pretas: a cor está reservada para casos de luto.

 

“É possível que os trajes masculinos tragam essa cor na coroação, mas o mais provável é que sejam em tons de azul escuro, cinza e discretos”, pontua Laura.

 

E aqui vai uma curiosidade: quando algum membro da família real viaja para qualquer destino, é obrigado a levar um traje preto. A exigência é válida desde 1952, quando a rainha Elizabeth II, em viagem ao Quênia, recebeu a notícia de que seu pai, rei George VI, havia morrido e ela não tinha nenhuma roupa preta na mala.

Quanto ao uniforme do rei, Laura Ferrazza adianta:

 

  • O rei, em geral, usaria trajes com pele de arminho (predador semelhante à lontra e pertencente ao grupo das doninhas), mas ainda é uma dúvida se Charles III seguirá esse protocolo: “Como ele é um entusiasta do ambientalismo, é possível que troque as peles verdadeiras por artificiais.”
  • Já no momento da unção, o monarca deve usar um traje todo branco.
  • Antes de colocar a coroa, ele deve usar um chapéu feito de veludo vermelho e decorado com pele de arminho.

 

Sobre os trajes dos convidados:

 

 

  • As princesas usam mantos de veludo roxo e com detalhes em arminho sobre seus vestidos.
  • Os príncipes, tradicionalmente, usam um diadema (uma pequena coroa).
  • O príncipe William, sendo o herdeiro do trono, usará uma coroa diferente das demais.
  • Os convidados homens devem usar uniforme de gala (militares) ou morning dress: “Código de vestimenta formal para o traje diurno, que consiste principalmente em fraque, colete e calças formais”, explica a historiadora.
  • Quanto às convidadas mulheres, espera-se que usem vestidos de noite ou vestidos de tarde com véu.
  • As luvas e os chapéus também integram o código de vestimenta, são usados em cerimônias diurnas e trazem formalidade aos trajes. Além disso, como os membros da realeza cumprimentam muitas pessoas, as luvas têm uma função higiênica. Já o chapéu é um acessório obrigatório às mulheres da realeza em eventos formais ou ocasiões especiais.