Informações de Zagueiro de volta? João Basso encerra temporada em Portugal e espera Santos para decidir futuro
Zagueiro de volta? João Basso encerra temporada em Portugal e espera Santos para decidir futuro
Defensor participou de 13 jogos do Campeonato Português, e Estoril tem opção de comprá-lo
O zagueiro João Basso está cada vez mais próximo de uma definição de seu futuro junto ao Santos. O defensor de 27 anos faz seu último jogo da temporada pelo Estoril Praia, de Portugal, neste sábado e depois pode ou retornar ao Peixe ou ser negociado.
Basso foi cedido ao Estoril no início do ano e disputou 13 partidas em solo português. No contrato de cessão temporária, há uma cláusula dando ao clube a opção de compra, como também havia a de retorno imediato ao Brasil em caso de venda de Joaquim, titular da equipe santista.
De acordo com o estafe do jogador, ele ainda não tem data para retornar ao Brasil e vem recebendo outras sondagens. Até o momento, o clube português não sinalizou ao Santos se pretende ou não exercer o direito de compra previsto em contrato.
A definição do futuro deve acontecer nos próximos dias. Com a possibilidade de perder Joaquim na janela de meio de ano, o Peixe tem a intenção de ficar com Basso. Para a a zaga, além de Gil e Joaquim, o Santos conta com Alex Nascimento e Jair Cunha.
Nathan também em pauta
A situação é muito parecida com a do lateral Nathan, emprestado pelo Peixe ao Famalicão, também de Portugal. A equipe encerrou sua participação no campeonato nacional na última sexta-feira, ficou em uma posição intermediária na tabela, e o atleta santista participou de 16 jogos em 2024.
Embora tenha sido uma peça importante do clube na temporada 2023/2024, sendo titular na maior parte dos jogos, o futuro de Nathan segue como uma incógnita. Isto porque os portugueses ainda não sinalizaram ao Santos se pretendem ou não realizar a compra.
Caso isso não aconteça e ele não tenha outras propostas na mesa, a diretoria do Peixe deve emprestá-lo mais uma vez. Afinal, o elenco conta com JP Chermont, Aderlan e Hayner. Mais um nome para a posição seria visto como desperdício, já que dificilmente teria espaço com o Peixe disputando apenas a Série B no segundo semestre.
Alívio nos bastidores
Independentemente de qual seja o futuro da dupla, o Santos comemora o fim dos empréstimos. Isto porque uma regra da Fifa impõe o limite de sete cessões internacionais. Por este motivo, o centroavante Bruno Marques não pôde deixar o país no meio desta temporada e segue treinando no CT Rei Pelé sem qualquer previsão de transferência.
Além de Basso e Nathan, o clube da Vila Belmiro tem acordos próximos do fim com Carabajal, hoje no Puebla, do México, e Lucas Pires, no Cadiz, da Espanha. O fim desses contratos significa a possibilidade de despachar em empréstimos internacionais alguns dos nomes encostados no elenco de Fábio Carille e também aqueles que integram o chamado Grupo B.