Informações de Vitória tem maior média e domina rankings de público e renda da Série B; confira balanço final
Vitória tem maior média e domina rankings de público e renda da Série B; confira balanço final
Campeão, Rubro-Negro é o único dos times da Segundona com média superior a 20 mil pagantes por jogo e tem 8 dos 10 maiores públicos da competição. Veja os números
A última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, no último sábado, teve emoção até o fim com a disputa pelo acesso mais acirrada da era dos pontos corridos. Seis clubes brigavam por duas vagas no G-4, recorde desde que a competição passou a ser disputada com 20 times, em 2006. E os felizardos foram o Juventude e o Atlético-GO, que deixaram os concorrentes para trás e fizeram a festa ao subirem para a Série A. O Vitória, campeão com duas rodadas de antecedência, e o Criciúma, já haviam garantido a vaga à elite do futebol brasileiro. Além do primeiro título nacional de sua história, o Rubro-negro baiano também dominou os rankings de público e renda da Segundona.
A campanha do Rubro-Negro baiano na Série B refletiu nas arquibancadas do Barradão. O Vitória se despediu da competição com a maior média de público. Foram 433.992 ingressos vendidos em 19 partidas como mandante, uma média de 22.842 pagantes por jogo. Número bem superior ao do Sport, segundo colocado no ranking, com 18.600 torcedores pagantes, em média, na Ilha do Retiro.
O Ceará teve média de 18.057 pagantes nos 15 jogos como mandante com público e ficou na terceira posição. Criciúma (12.702) e Vila Nova (7.283) fecham o top 5.
Por outro lado, o Tombense teve apenas 881 pagantes e foi o time com a pior média de público. O fato de ter atuado somente em três jogos no Almeidão, em Tombos, contribuiu para a pouca presença de público. O seu estádio passou por reformas porque não contava com a capacidade exigida pela CBF. Confira o ranking completo abaixo.
Os melhores públicos da Série B
Dono da maior média de pagantes da Série B, o Vitória teve oito dos 10 melhores públicos da competição. No entanto, os dois jogos com mais torcedores nas arquibancadas foram do Ceará, que terminou o campeonato na 11ª posição e não conseguiu o acesso à elite do futebol nacional.
O recorde de público na Série B foi na partida do Vovô contra a Chapecoense, com 41.153 pagantes no Castelão. Na derrota do Ceará para o CRB, o borderô registrou 35.898 ingressos vendidos, sendo o segundo jogo da Segundona com maior presença de torcedores. Os outros públicos do top 10 são do Vitória. Confira os números abaixo.
As maiores rendas da Série B
O Vitória também dominou o ranking de maiores rendas da Série B do Brasileiro. Dos 10 jogos com melhores receitas, nove foram do Leão, que teve o maior faturamento com bilheteria entre os 20 times da Segundona. O clube arrecadou R$ 9,5 milhões nas 19 partidas no Barradão.
O recorde de renda foi registrado no empate sem gols com o Mirassol, os 27.861 pagantes geraram uma receita de R$ 713.777,00. As outras quatro partidas com maiores rendas também foram do Vitória, como mostra a tabela abaixo.