Img-Fundo

Informações de Verstappen teve mais vitórias por um triz além de Imola; lembre

Verstappen teve mais vitórias por um triz além de Imola; lembre

Tricampeão viu vantagem para Norris cair vertiginosamente no GP da Emilia-Romagna deste domingo e cruzou a linha de chegada com só 0s7 de diferença para o rival

20/05/2024 ás 15:09:00

Fonte: Por Redação ge — Rio de Janeiro

Que susto, hein, Max Verstappen? Se o GP da Emilia-Romagna deste domingo, tivesse mais voltas, o tricampeão poderia enfrentar um duelo direto com Lando Norris no desfecho da prova que, no fim, venceu com uma vantagem modesta de 0s7. Mas essa não é a primeira vez que o holandês da RBR sobe ao topo do pódio depois de suar para segurar rivais. O ge lembra as ocasiões, abaixo; confira!

Ao todo, a F1 já registrou 96 corridas cuja diferença entre o vencedor e o segundo colocado ficou abaixo dos 1s, uma margem bem pequena. Delas, Verstappen triunfou em cinco, o que mostra que o tricampeão não vence só sob condições mais confortáveis.

Com diferença de exatos 0s725, a conquista deste domingo em Imola se classifica como a 67ª mais apertada da história da F1. Mas desde sua estreia na categoria, Max já conquistou o triunfo selado com a nona menor vantagem de todos os tempos: no GP da Austrália de 2023, quando recebeu a bandeirada com só 0s179 para Lewis Hamilton.

 

GP da Austrália de 2023 - 0s179 de vantagem

 

A corrida em Melbourne foi uma verdadeira hecatombe: oito pilotos abandonaram acionando três bandeiras vermelhas e quatro relargadas, além de uma batida generalizada na penúltima volta. Mas Max Verstappen e Lewis Hamilton sobreviveram para fazer história.

Pole, o holandês caiu para terceiro ao ser superado por George Russell, colega de Hamilton na Mercedes, e o próprio heptacampeão. Ele se recuperou, embora tenha errado e saído da pista e visto sua vantagem evaporar devido ao safety car convocado já no fim da disputa. Apesar da perigosa proximidade do rival, porém, Verstappen saiu vencedor.

 

GP da Arábia Saudita de 2022 - 0s549

 

A corrida em Jeddah quase foi cancelada por um atentado terrorista a menos de 10 km do circuito, mas para a alegria de Verstappen, a prova prosseguiu - sob muita tensão para ele, nas pistas. Afinal, o que é apenas meio segundo?

Max largou do quarto lugar tendo à frente Charles Leclerc e seu colega de equipe e pole, Sergio Pérez. Ele se recuperou no decorrer da prova após abandonos de rivais; a oito voltas para o fim já ocupava a vice-liderança e, enfim, deu o bote em Leclerc.

O monegasco retomou a posição mas, no 47º giro de 50, não impediu o ataque do rival da RBR rumo à vitória. Ela, porém, veio depois de mais duas voltas e meia de extrema pressão imposta pelo monegasco da Ferrari. Aquele foi o primeiro triunfo de Verstappen na temporada.

 

GP da Espanha de 2016 - 0s616

 

A primeira ninguém nunca esquece. Estreando pela RBR no lugar de Daniil Kvyat, rebaixado para a atual RB, um Verstappen de apenas 18 anos largou da quarta colocação e subiu para segundo quando os pilotos da primeira fila, Lewis Hamilton e Nico Rosberg, bateram.

Para chegar à liderança, Max teve que passar seu colega de equipe, Daniel Ricciardo, ao postergar seu pit stop. Aí, gerenciou os pneus para evitar outra parada e ainda segurou até a bandeirada o campeão mundial Kimi Raikkonen, com 36 anos, o dobro da idade do holandês.

 

GP do Canadá de 2022 - 0s993

 

Aqui, a estratégia falou mais alto e agregou na capacidade e equipamento do pole Verstappen para mantê-lo à frente de Sainz, terceiro colocado no grid inicial, mesmo após três paralisações por abandonos na corrida.

Depois de ultrapassar o vice-líder Fernando Alonso na volta 3, Sainz entrou de vez no jogo, embora ele e Max tenham tido posições a recuperar após pit stops. Nas voltas finais, os pneus de Verstappen começaram a ceder e ele visitou os boxes de novo, ação repetida pelo ferrarista na volta 49.

Na última relargada, na volta 55 de 70, Sainz obteve o direito de acionar a asa traseira móvel para tentar alcançar Max. Entretanto, não conseguiu a aproximação necessária do rival.

 

O que a acirrada vitória em Imola significa?

 

Com o campeonato ainda em seus estágios iniciais, ainda é cedo para qualquer palpite ou análise sobre o carro de Verstappen, que pode até parecer menos imbatível que antes. Fato é: a McLaren de Norris ganhou força nas últimas etapas, o que a tem capacidade para brigar mais com a líder RBR.

O holandês sofreu sua primeira derrota direta na pista neste ano em Miami, corrida que antecedeu a prova de Imola. Lá, Norris conseguiu alcançar e passar o tricampeão, contando com a ajuda de um safety car no momento certo, e segurou o rival até a bandeirada.

A F1 retorna já no próximo fim de semana com o GP de Mônaco, oitava etapa da temporada 2024.