Informações de Soteldo comemora recuperação, e Grêmio prega cautela em retorno
Soteldo comemora recuperação, e Grêmio prega cautela em retorno
Venezuelano está reintegrado ao grupo após lesão muscular, mas não deve ser relacionado para o jogo de volta da semifinal do Gauchão contra o Caxias
Pouco mais de um mês e meio após sofrer uma lesão muscular de grau três no adutor da coxa direita, Soteldo está próximo de retornar aos gramados. Em vídeo divulgado pelo Grêmio na manhã desta sexta-feira, o atacante venezuelano comemorou a evolução e deixou o torcedor tricolor esperançoso sobre a possibilidade de voltar o quanto antes.
A lesão do venezuelano ocorreu no dia 31 de janeiro, na vitória do Grêmio por 1 a 0 diante do Juventude, na Arena. No final do segundo tempo, Soteldo precisou ser substituído após sentir o desconforto em pique realizado na lateral direita. Até aquele momento, ele vinha sendo o grande destaque da equipe de Renato Portaluppi. Em quatro jogos, anotou um gol e deu uma assistência.
– Estou muito feliz de volta, é o que eu mais gosto. O que eu mais quero é ajudar o time em todas as competições que vem agora e tenho que estar 100% para fazer isso. Para mim, (a lesão) foi um pouco frustrante, pois eu vinha muito bem. Comecei muito bem o torneio, mas são coisas que realmente podem acontecer nessa profissão. Tratei com muita tranquilidade e foquei na recuperação. Graças a Deus já estou de volta – declarou o jogador.
O coordenador do setor de fisioterapia do Grêmio, Henrique Valente, explicou que a lesão de Soteldo é considerada grave. A expectativa inicial era de ele que ficasse de fora de todo o Campeonato Gaúcho, mas seu retorno a tempo de disputar uma possível decisão não deixa de ser surpreendente.
– Logo após o término da partida, nós já tínhamos ideia do tamanho da lesão até pelo momento e o jeito que ela aconteceu na partida. Vinte quatro horas depois foi feito um exame, que nos mostrou que realmente ele teve uma lesão muscular de grau três. Ou seja, uma ruptura completa do adutor do púbis e isso é considerado uma lesão grave – contou o profissional.
Dentro do processo de recuperação, Soteldo destacou o seu empenho para retornar o quanto antes. Nesse cenário, contou com a colaboração das câmaras hiperbáricas recém-adquiridas pelo clube, que servem para prevenir lesões e acelerar recuperações, aumentando a pressão atmosférica em um ambiente controlado, permitindo que o corpo do atleta absorva muito mais oxigênio.
– Fazia os dois turnos aqui, ficava aqui. Quando chegou a câmara hiperbárica ajudou demais. Foi um trabalho muito bom da minha parte e dos médicos do clube – resumiu o atacante.
Cautela para retorno
Logo após um período considerável de fortalecimento na academia, o atacante voltou recentemente a ser presença no gramado do CT Luiz Carvalho nos treinamentos comandados por Renato Portaluppi. No entanto, a monitoramento em relação ao venezuelano segue constante.
De acordo com o auxiliar de preparação física Gabriel Gindri, o momento é de um aumento controlado da carga nos treinamentos para posteriormente ele estar habilitado a voltar a atuar. Até por isso, a tendência é que ele ainda fique de fora do jogo de volta da semifinal do Gauchão, contra o Caxias, na Arena, na próxima terça-feira.
– Agora, nós temos mais algumas etapas a serem cumpridas dentro do nosso cronograma de preparação física e alguns trabalhos juntamente com a comissão técnica. Está fazendo já algumas situações com bola, mas não é muita coisa para progredirmos essa carga de maneira bem gradual e não ter nenhum problema em relação a um aumento de carga muito brusco – constatou Gabriel Gindri.