Informações de Sem definição sobre possível paralisação do Brasileirão, CBF convoca Conselho Técnico para dia 27 de maio
Sem definição sobre possível paralisação do Brasileirão, CBF convoca Conselho Técnico para dia 27 de maio
Entidade nacional do futebol aguarda resposta de clubes da Série A, mas adia deliberações sobre o tema
A CBF publicou, na noite deste domingo, convocação para reunião extraordinária de Conselho Técnico da Série A para o dia 27 de maio. Em momento de discussão sobre possível paralisação do Brasileirão por conta da tragédia climática no Rio Grande do Sul, a diretoria da CBF aguarda retorno formal do colegiado de presidentes para tomar decisão. Há posições de alguns clubes pelo adiamento de rodadas e outros contrários.
Há solicitação do Ministério do Esporte pela paralisação da competição por tempo indeterminado. Grêmio, Internacional e Juventude também fizeram a mesma solicitação. Após o pedido do governo federal, o presidente Ednaldo Rodrigues disse que CBF vai discutir com clubes o pedido do Ministério do Esporte.
Os jogos dos times gaúchos, em todas as divisões e nas competições masculinas e femininas, estão adiados até o dia 27 de maio, justamente data da reunião na CBF.
Existe expectativa de posicionamento em bloco da Liga Forte União, que tem 10 clubes na Série A. Há tendência de serem favoráveis à paralisação do Campeonato Brasileiro da primeira divisão. O presidente do Atlético-MG já se manifestou favorável ao adiamento de todas as partidas, não só dos clubes gaúchos, assim como o Atlhetico-PR. Atlético-GO, Flamengo e Palmeiras se manifestaram contrários.
A CBF ainda não trata a questão como definitiva nem pela paralisação nem pela continuidade do Brasileiro. A reunião do dia 27, segundo o comunicado, servirá para "os clubes deliberarem sobre aspectos técnicos das competições bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínios".
Confira a nota da CBF:
"Em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos, a CBF adiou no dia 6 de maio todas as partidas envolvendo equipes gaúchas nas competições nacionais (Brasileiro Séries A, C e D, Copa do Brasil, Feminino A1, A2 e A3, e de base) como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024.
Tal decisão foi baseada no ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados.
Neste domingo (12), a CBF convoca reunião do Conselho Técnico Extraordinária para o dia 27 de maio. Na conferência, os clubes vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínios.
A entidade comunica que todos os seus diretores das áreas específicas vão participar da reunião para facilitar ao máximo a deliberação dos clubes."