Img-Fundo

Informações de Sem acerto com Gago, Cruzeiro tem multa por Thiago Carpini e prolonga busca por técnico

Sem acerto com Gago, Cruzeiro tem multa por Thiago Carpini e prolonga busca por técnico

Contato com Thiago Carpini ainda não avançou por proposta oficial; treinador tem contrato com o Juventude

14/12/2023 ás 08:35:00

Fonte: Por Gabriel Duarte — de Belo Horizonte

Cruzeiro viu um terceiro nome aparecer como candidato ao cargo de treinador em 2024 e ser o alvo da vez: Thiago Carpini. Sem conseguir ainda avanço com Fernando Gago e ver Diego Milito mais distante, a gestão de Ronaldo Fenômeno ainda não apresentou proposta, até o momento, ao técnico do Juventude, também alvo do Santos. A busca pelo técnico da próxima temporada se prolonga.

Thiago Carpini virou a terceira opção do Cruzeiro. Treinador do Juventude e que conseguiu acesso à Série A do Brasileiro, Carpini tem vínculo com o clube gaúcho até o fim de 2024. Nos bastidores, o Juventude sinalizou que não abre mão da multa contratual, que gira em torno de R$ 1 milhão, e manteve confiança na permanência.

Segundo apuração do ge, Carpini teve uma reunião virtual com Paulo André, braço direito de Ronaldo no Cruzeiro e Valladolid, na quarta-feira. Faz parte dos trâmites do processo seletivo da gestão da SAF. Ao mesmo tempo, era nome praticamente certo para comandar o Santos em 2024, mas a chegada do Cruzeiro mudou o cenário, e o acerto com o Peixe ficou mais distante.

Até o fim da noite desta quarta, ainda não havia proposta oficial pelo treinador do Juventude. Com isso, o time mineiro prolonga a busca pelo novo técnico, chegando ao sétimo dia de entrevistas e negociações com o objetivo de acertar o novo comandante para se concentrar exclusivamente na montagem do elenco.

A reapresentação do time será na primeira semana de janeiro, assim faltando três semanas basicamente para o retorno de atividade. A busca pelo treinador é vista com urgência no Cruzeiro.

Thiago Carpini teve o nome cogitado no time mineiro, em agosto, com a saída de Pepa. Entretanto, o Juventude conseguiu manter o treinador, acertou uma renovação de contrato e aumentou a multa. O time gaúcho pretende repetir a mesma cartilha.

O atual treinador do Juventude aparece como nome da nova geração de técnicos brasileiros. Ele comandou o time em 32 jogos na Série B, com 17 vitórias, 11 empates e quatro derrotas, conseguindo o acesso à Série A.

Carpini apareceu como possibilidade ao passo que a negociação com Fernando Gago não foi encerrada, mas o certo é que não houve acerto entre Cruzeiro e o argentino. A proposta apresentada foi considerada como “interessante” por pessoas próximas ao treinador. Havia expectativa pelo acerto.

 

A carreira de Carpini

 

Antes de ser treinador, Thiago Carpini atuou como zagueiro e volante. Encerrou a carreira em 2007. Atuou por Ponte Preta, Atlético-MG, Bahia e Guarani. Em 2018, iniciou a trilha como treinador, passando a ser auxiliar técnico do XV Piracicaba e depois do Botafogo-PB.

Em 2019, virou treinador interino do Guarani na Série B, conseguindo salvar o time do rebaixamento. Continuou em 2020, foi vice-campeão do Troféu do Interior, mas demitido no começo da Segunda Divisão nacional, após um início ruim. No mesmo ano, tentou salvar o Oeste do rebaixamento, mas ficou apenas 20 dias.

Em novembro de 2020, foi contratado pela Inter de Limeira e, no Estadual do ano seguinte, foi até às quartas de final. Em 2022, treinou o Santo André no Campeonato Paulista, chegando também até as quartas de final. No mesmo ano, assumiu a Ferroviária na Série D, mas teve apenas uma vitória na fase de grupos. Ainda no mesmo ano, assumiu o Água Santa, conseguindo levar o time, este ano, à final do Campeonato Paulista, perdendo para o Palmeiras. Depois, assumiu o Juventude na zona do rebaixamento à Série B e levou o time ao acesso.