Img-Fundo

Informações de Seleção Brasileira masculina de basquete é convocada para o Pré-Olímpico

Seleção Brasileira masculina de basquete é convocada para o Pré-Olímpico

Veja quem são os jogadores do Brasil que vão à Letônia em busca da vaga para as Olimpíadas de Paris 2024: torneio de Riga é a última chance de classificação para os Jogos

15/05/2024 ás 17:04:00

Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

O Brasil já sabe os nomes que vão disputar o Pré-Olímpico de Basquete, que acontece entre os dias 3 e 7 de julho, em Riga, na Letônia. O técnico Aleksandar Petrovic convocou, nesta quarta-feira (15), os atletas que vão representar o país na última chance de garantir a classificação para Paris 2024.

A Seleção vai com a mesma base que disputou a Copa do Mundo de Basquete em setembro de 2023, incluindo Gui Santos, do Golden State Warriors, único brasileiro atualmente na NBA. Mas contará também com João Marcelo “Mãozinha”, Gui Deodato, Elinho Corazza e Alexey Borges. Além deles, Raulzinho, que sofreu lesão durante o mundial, está de volta e também se apresentará para compor a equipe.

- É uma mescla de jovens e veteranos, de atletas que conheço e que sabemos o potencial. Um grupo interessante para a disputa do Pré-Olímpico. - citou Petrovic.

 

VEJA A CONVOCAÇÃO COMPLETA PARA O PRÉ-OLÍMPICO RIGA 2024

 

Marcelo Huertas - Tenerife - ESP
Alexey Borges - Hakro Merlins - ALE
Yago dos Santos - Estrela Vermelha - SRB
Elinho Corazza - Corinthians - BRA
Raulzinho - Free agent
Georginho - RatioPharm Ulm - ALE
Didi Louzada - Flamengo - BRA
Vitor Benite - Zunder Palencia - ESP
Leo Meindl - Tokyo - JPN
Gui Deodato - Flamengo - BRA
Gui Santos - Golden State Warriors - EUA
Lucas Dias - Sesi Franca - BRA
Gabriel Jaú - Flamengo - BRA
Tim Soares - Nagoya - JPN
Bruno Caboclo - Partizan - SRB
João Marcelo “Maozinha” - Free Agent
Cristiano Felicio - CB Granada - ESP

 

O Pré-Olímpico

 

Os atletas se apresentam no dia 10 de junho para treinamento na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Após os treinos no sul do país, o Brasil viaja para a Europa, onde fará três amistosos antes do Pré-Olímpico: em Opatija, na Croácia, pega a Polônia no dia 24 e a Croácia no dia 26. No dia 28, será a vez de encarar a Eslovênia na casa do rival, na capital Liubliana.

Em 3 de julho, começa o Pré-Olímpico. No caminho do Brasil, na primeira fase do torneio, estão Montenegro e Camarões. O treinador brasileiro alertou sobre a importância dos primeiros confrontos para conseguir um caminho mais tranquilo na competição:

- Esse será o meu quarto torneio, e ele é muito específico. Temos que ter atenção, principalmente no primeiro jogo, contra Montenegro, para podermos buscar uma vaga na semifinal e escapar da Letônia neste estágio - disse Aleksandar.

No último Pré-Olímpico, o Brasil chegou à final contra a Alemanha, atual campeã do mundo, mas foi derrotado por 75 a 64. Agora, na última oportunidade de garantir vaga em Paris 2024, o Brasil precisa ser campeão, já que somente o vencedor do Pré-Olímpico consegue vaga nas Olimpíadas através do torneio.