Img-Fundo

Informações de Rudy Gobert é eleito "Defensor do Ano" da NBA pela quarta vez

Rudy Gobert é eleito "Defensor do Ano" da NBA pela quarta vez

Pivô francês do Minnesota Timberwolves superou os finalistas Victor Wembanyama, do San Antonio Spurs, e Bam Adebayo, do Miami Heat

08/05/2024 ás 13:45:00

Fonte: Por Redação do GE

Pela quarta vez, a NBA elegeu o pivô francês Rudy Gobert, do Minnesota Timberwolves, como o melhor defensor do ano. Ele foi premiado com o troféu "Hakeem Olajuwon", referente à temporada 23-24, em anúncio realizado nessa terça-feira (07).

Além desta, Gobert também conquistou a premiação nas temporadas 20-21, 18-19 e 17-18. Com isso, o pivô se iguala às marcas históricas do americano-congolês Dikembe Mutombo e do americano Ben Wallace, os maiores vencedores da competição. O francês é o primeiro jogador na história do Timberwolves a ganhar o prêmio.

O pódio também contou com segundo e terceiro lugares, ocupados respectivamente por Victor Wembanyama (San Antonio Spurs) e Bam Adebayo (Miami Heat).

Nesta temporada, Gobert teve média de 14,0 pontos, 12,9 rebotes e 2,13 bloqueios por jogo. O pivô ficou em segundo lugar na NBA em rebotes (12,9 por jogo), segundo em porcentagem de arremessos de campo (66,1%), segundo em rebotes ofensivos (3,8), quarto em rebotes defensivos (9,2), sexto em bloqueios (2,13) e quinto em duplo-duplo (54).

Embora seja a quarta conquista do francês, esta é a primeira dele pelo Timberwolves, haja vista que nas outras três ele defendia a camisa do Utah Jazz, clube pelo qual foi jogador durante nove temporadas.

Ao todo, já são dez temporadas do francês na NBA, somadas a pódios em Mundiais, na EuroBasket e até nas Olimpíadas, quando ganhou medalha de prata pelos Estados Unidos, em Tóquio.

O nome do troféu é uma homenagem ao pivô nigeriano Hakeem Olajuwon, líder em bloqueios na história da liga, com 3.830. Ele tem dois prêmios de "Defensor do Ano" e foi selecionado nove vezes para o "All-Defense Team" da NBA.

Gobert recebeu 72 votos de primeiro lugar. Na publicação a seguir, a NBA elencou os resultados completos da votação:

Liderados por Gobert, os Timberwolves tiveram a melhor classificação defensiva, permitiram o menor número de pontos por jogo e mantiveram os adversários com a menor porcentagem de arremessos de campo na NBA. A defesa mais bem classificada ajudou Minnesota (56-26) a postar o segundo melhor recorde da história da franquia e ganhar o terceiro lugar nos playoffs da Conferência Oeste.

O Timberwolves foi o terceiro colocado na Conferência Oeste na temporada regular e venceu, nessa terça-feira (07), o Denver Nuggets por 106 a 108, na Ball Arena, pelo segundo jogo da série nas semifinais da NBA.

 

Confira os próximos jogos entre as equipes

 

(2) Denver Nuggets 0 x 2 Minnesota Timberwolves (3)

 

  • Jogo 1: 4 de maio - Minnesota Timberwolves 106 x 99 Denver Nuggets
  • Jogo 2: 6 de maio - Minnesota Timberwolves 106 x 80 Denver Nuggets
  • Jogo 3: 10 de maio (22h30) - Denver Nuggets x Minnesota Timberwolves
  • Jogo 4: 12 de maio (21h) - Denver Nuggets x Minnesota Timberwolves
  • Jogo 5: 14 de maio - Minnesota Timberwolves x Denver Nuggets *
  • Jogo 6: 16 de maio (21h30) - Denver Nuggets x Minnesota Timberwolves *
  • Jogo 7: 19 de maio - Minnesota Timberwolves x Denver Nuggets *
    * se necessário