Informações de Renato relembra
Renato relembra
Em entrevista à GZH, o técnico admitiu publicamente que o centroavante pensou em parar de jogar em julho
Com a saída de Suárez confirmada, alguns assuntos antigos voltaram à tona. O técnico Renato Portaluppi, pela primeira vez, admitiu publicamente que, durante a indecisão sobre a permanência ou não de Suárez, em junho deste ano, o centroavante informou a possibilidade de parar de jogar. O treinador também citou que, além das dores no joelho, havia uma proposta na mesa do Inter Miami.
As revelações de Renato ocorreram para o repórter Eduardo Gabardo, de Rádio Gaúcha e GZH. O comandante gremista falou sobre aquele momento em que precisou administrar o imbróglio, que classificou como uma "novela mexicana".
Estavam certos. Tinha essa probabilidade de parar. Juntando o convite do clube de Miami, do problema no joelho, que ele não queria mais seguir. Tudo foi verdade.
— Renato Portaluppi
- Todo mundo falou alguma coisa e todo mundo teve razão. Aconteceu tudo o que foi falado. Eu, como treinador, estava no meio dessa novela mexicana. Tinha que conversar com o jogador, com a diretoria. Tinha esse problema que ele queria parar pelo problema do joelho e teve o problema do clube de Miami. Naquele momento, tudo aconteceu ao mesmo tempo. Tudo falado foi verdade. Então eu intermediando aqui, falei que a partir do dia tal entraria em ação pra acabar - revelou
- Ainda bem que tivemos um final feliz. Ele tinha essa proposta (do Inter Miami), mas ao mesmo tempo queria parar pelo problema do joelho. E tinha também o problema de quebrar o contrato com o Grêmio, não podia ir embora daqui para jogar em Miami. O Suárez cedeu, o clube cedeu e tivemos um final feliz - contou o técnico.
Na segunda metade de junho deste ano, Suárez sinalizou para a direção do Grêmio a possibilidade de parar de jogar em breve por conta das dores no joelho direito. Na mesma época, o Inter Miami, do amigo Lionel Messi, fez contato com o estafe do uruguaio, com interesse em contratá-lo.
O astro procurou a direção e manifestou o desejo de sair do clube. Até então, ninguém havia admitido de forma pública, como Renato fez na entrevista.
Naquela época, a “novela mexicana”, citada pelo técnico gremista, entrou julho adentro e a situação se arrastou. O Grêmio fez jogo duro para não liberar o uruguaio. No meio disso tudo, coube ao treinador administrar a situação e era quem falava oficialmente para a imprensa.
Ao longo do período, departamento de futebol, direção e estafe de Suárez se encontraram algumas vezes e chegaram à decisão de antecipar o fim do vínculo. Luisito foi contratado por dois anos, até o fim de 2024, mas em comum acordo, mudaram para o final de dezembro.
Ele ficou feliz e nós ficamos felizes por ter o Suárez. Era essa a nossa intenção, ter ele até dezembro.
— Renato Portaluppi, treinador do Grêmio
Quando Suárez se manifestou pela primeira vez sobre o caso, justificou dizendo que, por conta das dores no joelho, não conseguiria manter o nível de atuação na próxima temporada.
O uruguaio ainda não revelou onde vai jogar em 2024, mas ao que tudo indica, deve realmente ser no Inter Miami, onde irá reeditar a parceria com os antigos companheiros de Barcelona, Messi, Busquets e Jordi Alba. Quando foi questionado em sua despedida, o uruguaio disse que no momento só pensa em aproveitar as férias com a família.
O astro do futebol deixou o Grêmio como artilheiro da temporada, com 29 gols, e líder em assistências, com 17. Para fechar com chave de ouro, foi considerado o craque do Brasileirão e ganhou a Bola de Ouro da ESPN.