Img-Fundo

Informações de Pré-temporada F1 2024: Sainz lidera dia 2 de testes no Bahrein

Pré-temporada F1 2024: Sainz lidera dia 2 de testes no Bahrein

Espanhol sobrou em sessão vespertina, desbancando tempo anotado pelo colega da Ferrari, Leclerc. Carro da equipe passou por reparos no assoalho após dano causado por uma tampa de bueiro

22/02/2024 ás 13:43:00

Fonte: Por Redação ge — Sakhir, Bahrein

Apesar do breve susto causado por uma tampa de bueiro solta que danificou o assoalho do carro de Charles Leclerc na manhã desta quinta-feira, a Ferrari liderou a segunda manhã de testes da pré-temporada de F1 2024 com o monegasco e, pela tarde, teve Carlos Sainz na ponta da classificação geral. Tendo 1m29s921 como sua melhor volta, o espanhol superou Sergio Pérez e Lewis Hamilton.

De acordo com a equipe, o dano causado no assoalho do SF24 foi em uma porção pequena da peça, que foi completamente trocada para a sessão vespertina do dia 2 de testes. O incidente causou a primeira bandeira vermelha dos testes, que perdurou por 40 minutos até o encerramento antecipado do treino matinal. A sessão vespertina foi antecipada em uma hora e durou cinco, ao invés de quatro.

Sergio Pérez, da RBR, e Lewis Hamilton, da Mercedes, foram os únicos estreantes do dia - já que seus outros rivais deram as primeiras voltas nos carros novos no dia 1, nesta quarta. A dupla direcionou o dia para verificar o ritmo de corrida de seus carros.

 

Resultado geral

 

A F1 segue com o último dia de testes da pré-temporada 2024 nesta sexta-feira, a partir das 4h (horário de Brasília). O ge recapitula os destaques da sessão e acompanha todos os lances às 8h30, em tempo real.

 

Bueiro destampado interrompe sessão matinal

 

A sessão matinal contou com Charles Leclerc (Ferrari), Oscar Piastri (McLaren), Logan Sargeant (Williams), Sergio Pérez (RBR), Fernando Alonso (Aston Martin), Lewis Hamilton (Mercedes), Guanyu Zhou (Sauber), Pierre Gasly (Alpine), Nico Hulkenberg (Haas) e Yuki Tsunoda (RB).

Sargeant anotou o tempo de referência mas, ainda nos primeiros 40 minutos, Leclerc assumiu a liderança. Nos minutos iniciais, Pérez foi chamado aos boxes devido a um superaquecimento nos freios do RB20. Ele voltou para a pista mantendo-se na décima colocação até a segunda hora da manhã, quando anotou a quarta melhor volta atrás de Sargeant e a 1s1 de Leclerc.

Com tanque cheio, Piastri assumiu a vice-liderança em sua primeira volta rápida passados 47 minutos da bandeira verde. O australiano melhorou seus tempos de volta na mesma medida em que Leclerc também melhorou sua própria marca, garantindo meio segundo de vantagem na liderança.

Por outro lado, a evolução de Piastri e também as voltas rápidas de Gasly e Zhou desbancaram Hamilton da sua terceira colocação; após cair para oitavo, o heptacampeão anotou o sexto tempo, o qual deteve até uma bandeira vermelha interromper a disputa com 1h47 restando no cronômetro.

Foi detectada a existência de um bueiro grande, destampado, na zebra da entrada da curva 11. A Ferrari de Leclerc arrancou a cobertura do buraco e acabou sofrendo um dano pequeno no assoalho. Ele ainda deixou detritos na pista pelos quais Hamilton passou com sua Mercedes. A direção de prova optou, então, por encerrar o teste matinal após 40 minutos de paralisação.

 

Sainz é destaque da tarde em Sakhir

 

Pouca coisa mudou na primeira hora da segunda sessão: Leclerc ainda liderava à frente de Piastri e Sargeant - este último dando preferência a testar, desta vez, os pneus macios. Depois de 60 minutos, ele cedeu o SF14 para Sainz, que evoluiu do oitavo ao segundo lugar na sua primeira hora na pista.

Perto da segunda hora de teste ser concluída, Sainz assumiu a liderança com 1m31s397 em pneus médios novos. Norris fez em seguida o segundo melhor tempo, a 0s2 do espanhol. No entanto, o ferrarista adotou pneus macios e seguiu melhorando suas próprias marcas até chegar a 1m29s921, com 1s3 de vantagem sobre o rival da McLaren.

Originalmente quarto colocado, Pérez perdeu algumas posições e era apenas nono na metade do treino, quando surgiu lento no último setor da pista em Sakhir. A menos de 31 km/h, o mexicano conduziu seu RB20 para os boxes mas conseguiu voltar para a sessão.

Calçando pneus médios novos, Checo anotou o quarto tempo do dia, a quase 2s da volta de Sainz. No entanto, a situação se estabilizou: além de ser o primeiro a passar das 100 voltas durante a tarde, ele fez a terceira melhor volta do dia e ainda desbancou Hamilton da vice-liderança nos 34 minutos finais.

 

Pontos de confiabilidade

 

Depois de sofrer com uma série de problemas mecânicos nesta quarta, a Williams pôde desfrutar de um dia tranquilo. Desta vez, apenas Sargeant guiou o carro da equipe, terminando em 11º lugar e completando 117 voltas - terceiro maior número do dia.

Pérez sofreu com o superaquecimento de seus freios pela manhã, e uma perda repentina de potência durante a tarde. Ainda assim, assumiu a vice-liderança na última meia hora. Foi o primeiro piloto a romper a barreira das 100 voltas e completou 129. Em seguida vem Hamilton, com 123 giros em torno do Circuito de Sakhir.

A McLaren registrou um problema de vazamento de combustível no carro de Norris no fim da sessão vespertina.

A F1 retorna em 2 de março de 2024 com o GP do Bahrein, primeira de 24 etapas na maior temporada da história da categoria. Veja o calendário completo aqui. Na temporada 2024, o Cartola Express também terá a Fórmula 1 e você vai poder escalar os principais pilotos a partir do dia 25/02.