Img-Fundo

Informações de Paulinho, do Atlético-MG, lança instituto para trabalho em escolas públicas em Minas Gerais e no Rio

Paulinho, do Atlético-MG, lança instituto para trabalho em escolas públicas em Minas Gerais e no Rio

Atacante fez lançamento em evento com presença de jogadores e outros funcionários do Galo

23/01/2024 ás 08:52:00

Fonte: Por Laura Rezende — Belo Horizonte

Artilheiro do Atlético-MG em 2023, Paulinho lançou um instituto para trabalho social em escolas públicas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. O evento de lançamento ocorreu na noite desta segunda-feira, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O evento contou com a presença de alguns jogadores do elenco atleticano, como Hulk e Patrick. Reinaldo, maior artilheiro da história alvinegra, Márcio André de Brito, vice-presidente do Atlético-MG, e Rodrigo Caetano, diretor de futebol, também estiveram no local. Nenhum deles concedeu entrevista. Conceição Evaristo, conceituada escritora brasileira, compareceu ao evento.

À imprensa, o atacante explicou que o objetivo do Instituto Paulinho é auxiliar na capacitação dos profissionais da educação para que possam identificar competências dos alunos para além das salas de aula.

- Primeiro de tudo é apoiar os professores, capacita-los e ajuda-los na construção de novos métodos para desenvolver as competências dos alunos. A gente sabe que, hoje em dia, o aluno é avaliado simplesmente pelo boletim. Se tem boletim bom, é inteligente, mas nós sabemos que não é só isso que constrói o futuro de um jovem.

 

"Queremos trabalhar outras características daquele jovem, que às vezes têm mais dificuldades no boletim, mas tem mais facilidade com outras coisas, com Artes, Educação Física, facilidade em se comunicar... o estudo pode ajudar muito na educação do país."

 

Ana Cristina Tavares, mãe de Paulinho e presidente do instituto, também falou sobre os objetivos com a criação da entidade.

- Eles (alunos) precisam de oportunidade e credibilidade, então nosso trabalho é poiar professoras, diretoras e instituições. Ouvi-los, entender qual a realidade daquela comunidade, saber do que eles precisam, para poder identificar competências e habilidades que os jovens têm. É uma educação inovadora.

Um leilão beneficente foi realizado, com peças enviadas por outros esportistas e ídolos atleticanos. Toda a renda será revertida na ampliação da atuação do Instituto.

Foi revelada também uma parceria do Instituto Paulinho com o Instituto Galo. A parceria visa trazer para Minas Gerais o trabalho que é feito no Rio de Janeiro. Duas escolas devem receber o trabalho do Instituto Paulinho por enquanto.

Atualmente, cerca de 860 adolescentes e 38 professores são atendidos pelo Instituto Paulinho. Todos pertencem a Escola Municipal José de Patrocínio, no Rio de Janeiro. A escola está localizada no bairro onde o jogador viveu junto com a família.