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Informações de Patrocinadores da Seleção enviaram carta para expressar insatisfação com gestão da CBF

Patrocinadores da Seleção enviaram carta para expressar insatisfação com gestão da CBF

Em documento no dia 28 de novembro, Itaú Unibanco, Mastercard e Vivo se queixaram de

09/12/2023 ás 08:45:00

Fonte: Por Martín Fernandez — Rio de Janeiro

Três dos principais patrocinadores da seleção – Itaú Unibanco, Mastercard e Vivo – enviaram no dia 28 de novembro uma carta conjunta para a CBF na qual expressam "profunda insatisfação com o modelo de gestão administrativa e liderança adotada pela confederação".

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, foi afastado do cargo na última quinta-feira por uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que considerou ilegal sua eleição, ocorrida em março de 2022. Os efeitos da decisão passam a valer na próxima segunda-feira, quando a decisão do TJ será publicada. Cabe recurso.

No documento, assinado por executivos de marketing das três empresas, há duras críticas à maneira como a CBF organizou o jogo entre Brasil e Argentina, pelas eliminatórias da Copa do Mundo, no Maracanã, disputado uma semana antes do envio da carta.

– O recente jogo [...] revelou preocupações significativas e generalizadas para a toda a sociedade. Essas preocupações vão desde o desrespeito ao torcedor no acesso aos ingressos e ao estádio, como a gestão da situação de violência e o manejo da própria Seleção – diz trecho da carta.

As empresas afirmam que o ocorrido no Maracanã "demanda esclarecimentos imediatos", que elas consideram "fundamentais para a preservação da integridade e reputação de nossas marcas associadas à Seleção Brasileira de Futebol".

As cenas de violência da Polícia Militar do Rio de Janeiro contra torcedores argentinos levaram Lionel Messi, capitão da Argentina, a tirar seu time de campo, o que resultou em atraso de meia hora no início do jogo. O Comitê de Disciplina da Fifa abriu investigação sobre o caso e considera a CBF a única responsável pela organização da partida.

Por fim, os patrocinadores pedem uma audiência com o presidente da CBF, para "expor as dificuldades" que dizem enfrentar "rotineiramente como patrocinadores". A carta termina com uma queixa sobre como a "falta de esclarecimentos sobre eventos recentes e a ausência de diálogo construtivo" podem afetar a confiança das empresas na parceria com a CBF.

A reunião que os patrocinadores pediram ainda não ocorreu. Procurada, a CBF enviou a seguinte nota ao ge:

"A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirma que, de fato, recebeu uma manifestação - educada e respeitosa, vale ressaltar - por parte destes três patrocinadores, em relação a fatos ocorridos no jogo entre Brasil e Argentina. O mesmo sentimento de insatisfação vindo dos patrocinadores, coincide com a insatisfação que a CBF também teve com os fatos ocorridos na partida.

A CBF recebeu as observações e reclamações descritas na mensagem, que foram prontamente respondidas com os devidos esclarecimentos diante dos lamentáveis fatos ocorridos no estádio.

A CBF destaca que a pronta resposta aos questionamentos de seus patrocinadores, vem do fato de que a entidade tem uma boa relação com seus parceiros, haja visto que, destas três empresas, duas renovaram contrato na atual gestão. Uma delas, a operadora Vivo, inclusive, renovou seu contrato com a CBF recentemente.

Há menos de um mês, o Diretor de Marketing e Comercial da CBF, Lenin Franco - dentro de uma de suas atribuições, que é a de estreitar a aproximação com os patrocinadores - , esteve reunido com eles em São Paulo, com o intuito de ouvir as demandas e pensar no desenvolvimento de projetos conjuntos.

Também o Secretário Geral da CBF, Alcino Reis, mantém constante contato com as empresas patrocinadoras.

Tão logo a CBF retorne do recesso, as conversas serão retomadas, como de costume e sempre em um canal aberto para ouvir as ponderações e necessidades dos patrocinadores.

A relação de parceria com seus parceiros e patrocinadores na atual gestão tem um perfil completamente diferente do que havia no passado, onde as denúncias de corrupção, escândalos e desmandos afastaram o mercado da entidade.

Essa proximidade da CBF se traduz, por exemplo, no fato de que, nas duas últimas competições mundiais, tanto na Seleção Masculina quanto na Feminina, a CBF convidou seus patrocinadores a acompanhar as competições e promoveu encontros e ativações, onde puderam dar ampla visibilidade às suas marcas.

Uma dessas ativações, a casa dos influenciadores, também foi espaço para a exposição de marca dos patrocinadores, além da realização de eventos e outras iniciativas que antes não existiam e foram introduzidas nestas Copas do Mundo."