Informações de Palco da estreia do Brasil, SoFi Stadium acumula luxos e problemas
Palco da estreia do Brasil, SoFi Stadium acumula luxos e problemas
Mais badalado entre os 14 estadios da Copa América, construção custou R$ 25 bilhões bancada por acionista majoritário do Arsenal e do Denver Nuggets
INGLEWOOD – A primeira vista, pode parecer curiosa qualquer menção não elogiosa ao SoFi Stadium, imponente construção localizada em Inglewood, na região metropolitana de Los Angeles, na Califórnia.Inaugurado em setembro de 2020, o palco da estreia da seleção brasileira na Copa América – que enfrenta a Costa Rica nesta segunda-feira, às 24, às 22h (de Brasília), pelo grupo D da competição – é uma espécie de joia da coroa de um renovado complexo, o Hollywood Park.O antigo reduto de apostadores de corrida de cavalos hoje dá espaços a modernos escritórios, cinema de luxo, áreas de lazer, um cassino, o Intuit Dome (nova arena do Los Angeles Clippers, que disputa a NBA), além da presença de algumas celebridades.
A obra que pode receber até 70.240 pessoas foi construída em seis anos com o aporte de mais de 5,5 bilhões de dólares (R$ 28,9 bilhões), o mais caro entre todos os 14 estádios da competição.
Tudo bancado pelo empresário americano Enos Stanley Kroenke, conhecido como Stan Kroenke, acionista majoritário do Arsenal e do Denver Nuggets, e com fortuna estimada em 16,2 bilhões, segundo a Forbes, o 155º mais rico do mundo.
O SoFi ainda é a casa de dois times da NFL (a principal liga de futebol americano), o LA Rams e o Los Angeles Changers, e abrigará no próximo mês um show da banda Rolling Stones, mas também tem no histórico alguns episódios trágicos e pontos críticos pouco conhecidos.
Em 2022, o corpo de um homem de 45 anos, não identificado, foi encontrado já sem vida no lago sustentável construído no entorno. Durante a construção, outras quatro mortes também foram resgistradas, uma delas fruto de um conflito e o outro em um acidente com um dos guindastes utilizados.
O jornal Los Angeles Times destaca, também, a presença constante de moradores de rua, além das reclamações não solucionadas por falta de iluminação nas vias no entorno. É comum ver obras inacabadas, poucas pessoas andando pelas imediaçoes e até entulhos em alguns pontos.
“O quadro geral não é tão bonito. Parte do acordo do desenvolvimento da SoFi com Inglewood foi um compromisso de melhorias públicas dentro e ao redor do estádio”, disse em matéria publicada em 3 de março deste ano.
“A cidade deveria supervisionar o processo, mas cedeu esse poder ao desenvolvedor, assim como cedeu outros tipos de supervisão quando acelerou o estádio em 2015”, completou em outro trecho.
Recentemente, uma comitiva de 21 membros da Fifa visitou o local e classificou como estranhas as dimensões do gramado por serem verticalizadas – no modelo dos jogos de futebol americano. O campo é considerado estreito demais para os padrões da entidade, que exigiu modificações.
Mesmo assim, o local não teria condições de receber uma decisão da Copa do Mundo por não ter 80.000 lugares. A final em 2026 ocorerrá no Metlife, em Nova Nersey.
Maior telão do mundo, sustentabilidade e vida longa
A construção foi toda idealizada tendo como base a sustentabilidade. Projetada pelo arquiteto Kush Parekh, o lago artificial e toda a vegetação ao redor do local é mantida com água de reuso. Parte dessa água é coletada das chuvas.