Informações de Norris é 8º piloto que mais esperou até vencer na F1, após 110 GPs
Norris é 8º piloto que mais esperou até vencer na F1, após 110 GPs
Britânico da McLaren segurou Verstappen e conquistou primeiro triunfo da carreira no GP de Miami deste domingo. Veja outros números e marcas em vitória do piloto
Lando Norris é oficialmente o 114º vencedor da história da Fórmula 1, depois de segurar o pole position Max Verstappen até as últimas voltas do GP de Miami deste domingo. O britânico, porém, esperou cinco anos - e exatos 110 GPs - para subir no topo do pódio da categoria, tornando-se o oitavo com mais corridas disputadas até a tão sonhada vitória.
A lista é liderada por Sergio Pérez, que estreou na F1 em 2011 mas só venceu pela primeira vez em dezembro de 2020, no GP de Sakhir, com a Racing Point (atual Aston Martin). O ranking, porém, conta com alguns nomes importantes da história da F1: os campeões de 2009 e 2016, Jenson Button e Nico Rosberg - respectivamente -, e o bicampeão de 1998 e 1999, Mika Hakkinen.
E quem venceu em menos tempo?
O italiano Giuseppe Farina, piloto da Alfa Romeo e vencedor do GP da Inglaterra de 1950. A prova foi a primeira da história da F1, disputada em 13 de maio. O americano Johnnie Parsons também repetiu o feito ao triunfar em Indianapolis no mesmo ano; mas a prova, embora integrasse o calendário da F1, não contabilizava pontos para a temporada.
Depois dele foi a vez do italiano Giancarlo Baghetti, que levou a Ferrari ao topo do pódio na França em 1961, em sua corrida de estreia. Do atual grid, o recordista é Lewis Hamilton: o veterano da Mercedes só esperou seis GPs até sua primeira vitória, no GP do Canadá de 2007.
Recorde indigesto superado
Ao segurar Verstappen em Miami, Norris também deixou para trás uma marca nada desejada: a de piloto com mais pódios, sem vitória. Segundo colocado no GP da China, o britânico tinha, até então, 15 aparições no top 3, o que o fez superar o alemão Nick Heidfeld. Agora, Heidfeld volta a liderar o ranking. Confira:
- Nick Heidfeld - 13 pódios
- Stefan Johansson - 12
- Chris Amon - 11
- Romain Grosjean - 10
- Jean Behra - 9
- Eddie Cheever - 9
- Martin Brundle - 9
- Luigi Villoresi - 8
- Andrea Di Cesaris - 5
Fim de jejuns
A McLaren e o Reino Unido sorriram após o triunfo de Norris. Isso porque a conquista do britânico pôs fim a uma seca de dois anos e meio do país sem ocupar o topo do pódio na F1. O último compatriota de Lando a triunfar foi George Russell, no GP de São Paulo em 13 de novembro de 2022. O Reino Unido é o país que mais venceu na F1: são 309 conquistas desde 1950.
Já a equipe britânica, que chegou a sua 184ª vitória da história, não celebrava um triunfo desde Daniel Ricciardo no GP da Itália de 2021. A conquista do australiano foi há dois anos e oito meses.