Informações de Joia 2024: com multa milionária, Bernardo usa Kaká e De Bruyne para brilhar no Santos
Joia 2024: com multa milionária, Bernardo usa Kaká e De Bruyne para brilhar no Santos
Jogador chegou ao Peixe com 9 anos e já foi ponta-esquerda antes de virar meia
Com a fama de revelar talentos para o futebol, principalmente no ataque, o Santos tem lançado meninos da Vila em diversas posições. O clube, que já revelou camisas 10 como Diego e Paulo Henrique Ganso, tem mais um meia como uma promessa para o futuro santista: Bernardo, de 18 anos, que tem contrato com o time até dezembro de 2026 e uma multa rescisória no valor de 100 milhões de euros (cerca de R$ 536,5 milhões).
Natural de Ribeirão Preto, no interior paulista, Bernardo se interessou pelo esporte desde criança. Aos cinco anos, já amava futebol. E a ligação com o Santos começou apenas alguns anos depois. Com 9 anos, já chegava ao Peixe.
– Minha família sempre foi muito esportista. Meu irmão mais velho sempre estava jogando bola e meu pai também, então fui pegando gosto e desde bem novo, por volta de 5 anos, já amava jogar futebol. Sempre estava de chuteira e com uma bola, por conta de todo esse envolvimento e paixão da minha família. Meu primeiro clube foi o Santos mesmo. Eu jogava em escolinha de futebol na minha cidade e sempre me destacava. Um dia veio a oportunidade de fazer um jogo que o olheiro do Santos estava assistindo. Joguei muito bem, depois passei pelas avaliações e acabei sendo aprovado, vindo jogar no Santos com 9 anos.
Apesar de hoje atuar como meia, o início no Peixe foi como ponta-esquerda. A evolução em campo fez Bernardo se adaptar a uma nova função. O meia coloca a parte técnica e a bola parada como alguns de seus pontos fortes em campo.
– Quando mais novo, eu jogava mais na ponta esquerda. Com o passar do tempo, fui me adequando mais ao meio campo e hoje em dia me vejo mais com característica de meio campista. Gosto de participar bastante, pensar mais o jogo. Acredito que sou um jogador inteligente, muito técnico. Sou ambidestro e bato bem na bola, tanto que fiz alguns gols de fora da área. Além de bola parada ser algo que gosto de treinar, esse ano consegui fazer alguns gols de falta.
Para tentar trilhar os passos de outros meias que saíram da base do Peixe, como Diego, Ganso, Alan Patrick e Felipe Anderson, o jogador de 18 anos tem como modelos o belga De Bruyne e o brasileiro Kaká além de, claro, Neymar.
– Dentro do futebol, tento me espelhar muito no De Bruyne pela sua qualidade na batida de bola, pela técnica e por ser muito dinâmico sempre, achando passes entre linhas e deixando o seu time em melhores chances de fazer gol. Também me inspiro no Kaká, que tinha uma bela arrancada e sempre buscava ir em direção ao gol, jogador muito vertical, que jogava muita bola. Além deles, também me espelho no Neymar, claro, por toda sua genialidade e técnica. É o maior jogador do Brasil que a minha geração viu jogar.
Em 2023, no seu primeiro ano na categoria sub-20, Bernardo disputou 26 partidas, com 10 gols marcados. Na temporada, ajudou o Santos a atingir, pela primeira vez, a semifinal do Campeonato Brasileiro sub-20. Já no Campeonato Paulista da categoria, a equipe, que foi campeã em 2022, acabou parando ainda na terceira fase. Agora, o meia vive a expectativa de disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Já em relação ao profissional, Bernardo mantém os pés no chão. O jogador ressalta o histórico do clube em dar oportunidades para os atletas trabalhados nas categorias de base, mas prefere focar no desempenho pelo time sub-20 para estar pronto quando surgir a oportunidade de ser promovido.
– A expectativa de chegar à equipe profissional é sempre muito alta, a gente sabe da história que os Meninos da Vila têm. A base do Santos tem muita força, o Clube sempre dá muita oportunidade. Estou no Sub-20, uma categoria antes do profissional, então estou sempre trabalhando pra quando chegar a oportunidade eu estar pronto e abraçar esse sonho de ser mais um Menino da Vila a vir da base pro time profissional do Santos, que a gente sabe que é um dos maiores clubes do mundo.