Img-Fundo

Informações de Jogos Pan-Americanos: Brasil garante primeira medalha no badminton, mas atual campeão é eliminado

Jogos Pan-Americanos: Brasil garante primeira medalha no badminton, mas atual campeão é eliminado

Sania Lima e Davi Silva avançam às semifinais e garantem ao menos o bronze; Ygor Coelho, medalha de ouro em Lima 2019, cai nas quartas para mexicano

23/10/2023 ás 14:45:00

Fonte: Por Wenner Tito — Teresina

O badminton brasileiro tem garantido ao menos uma medalha nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. No fim da manhã desta segunda-feira, Davi Silva e Sânia Lima avançaram para as semifinais e, como não há disputa de terceiro lugar na modalidade, ficarão ao menos com o bronze. Por outro lado, uma das principais esperanças de medalha do Brasil ficou fora do pódio. Atual campeão dos Jogos, Ygor Coelho foi eliminado nas quartas de final.

Nas quartas de final, Davi e Sania encararam a dupla mexicana formada por Luís Armando Navarro e Miriam Perez. Depois de um primeiro set tranquilo, vencido por 21/15, os brasileiros tiveram mais dificuldade no segundo set, com os mexicanos liderando durante boa parte do tempo. Mas, no fim, a dupla brasileira garantiu a vitória fechando o último set em 23/21. Nas semifinais, os adversários serão os vencedores do confronto entre Vinson Chiu e Jennie Gai, dos EUA, contra Henri Leon e Maria Zambrano, do Equador, que jogam hoje às 19h40.

Apesar da primeira medalha, o badminton brasileiro também teve uma notícia ruim na manhã desta segunda-feira. Atual campeão pan-americano e melhor brasileiro do ranking mundial, Ygor Coelho caiu nas quartas de final para o mexicano Luis Esquivel, por 2 sets a 0, parciais de 21/14 e 21/15.

 

Mais três chances de medalha

 

Os brasileiros ainda entram em quadra três vezes nas quartas de final do badminton. Nas duplas masculinas, Nas duplas femininas, Juliana Viana e Sania Lima enfrentam as canadenses Yu Zhang e Eliana Zhang às 17 horas. No masculino, Davi Silva e Fabrício Farias entram em quadra pouco depois, às 17h40, para enfrentar os estadunidenses Joshua Yuan e Vinson Chiu.

Jhonatan Matias - seleção brasileira de badminton nos Jogos Pan-Americanos — Foto: Divulgação / Badminton Panam

Nas disputas de simples, as esperanças de medalha ficam com Jhonatan Matias. Encerrando a participação brasileira nas quartas de final, ele entra em quadra às 19 horas e tem pela frente o canadense Brian Yang.