Img-Fundo

Informações de Hamilton faz pior começo de temporada da carreira na F1

Hamilton faz pior começo de temporada da carreira na F1

Nas quatro primeiras corridas da temporada 2024, heptacampeão sofreu uma quebra e terminou fora do top 5, arriscando até ficar fora da zona de pontuação. Piloto está em seu último ano com a Mercedes

10/04/2024 ás 14:01:00

Fonte: Por Redação ge — Rio de Janeiro

O novo regulamento técnico da F1, introduzido em 2022, encerrou a era de dominância da Mercedes na categoria. Mas se as vitórias se tornarem escassas, tudo que é ruim pode piorar - e Lewis Hamilton, em seu último ano com a equipe, encara neste início de campeonato seu pior começo de temporada da carreira. Abaixo, o ge comparou os números do piloto nas quatro primeiras etapas de cada ano.

Nem mesmo os dois anos anteriores, com toda a dificuldade que a Mercedes enfrentou com as mudanças no carro da F1, começaram tão difíceis para ele. Diferente de 2024, o veterano de 39 anos esteve no pódio em ao menos uma corrida das quatro primeiras de 2022, e também em 2023.

E se no campeonato de 2024 o heptacampeão é apenas nono colocado com dez pontos, em 2023 após o mesmo período ele estava em quarto lugar com 48 pontos; em 2022, era sétimo, com 28 pontos.

O 2024 de Hamilton começou com um pouco atrativo sétimo lugar no GP do Bahrein; lá o W15, carro da Mercedes, sofreu com falhas na bateria, superaquecimento dos freios e até um assento quebrado. O heptacampeão, porém, ainda tinha boas expectativas pela evolução da equipe.

Na Arábia Saudita, o nono lugar veio depois de uma estratégia falha com os pneus e a falta de ritmo geral. A corrida seguinte, na Austrália, foi pior: uma quebra de motor tirou o veterano da prova e ainda o fez descartar a unidade de potência no Japão, quarta corrida da temporada.

A etapa em Suzuka começou levantando os ânimos de Hamilton, mas a corrida foi outra história: um toque com Charles Leclerc danificou seu assoalho e incapacitou ainda mais o W15 da Mercedes, fazendo o piloto ceder até mesmo uma posição para o colega George Russell, e chegar em nono lugar.

Em sua primeira temporada na F1, em 2007, Hamilton conquistou quatro pódios consecutivos. Já o ano de 2008, de seu primeiro título, começou mais inconstante apesar de uma vitória na Austrália: ele ficou em quinto lugar na Malásia, não pontuou ao ser apenas 13º no Bahrein e subiu ao pódio, em terceiro lugar, na Espanha.

A primeira - e até então única - vez que o britânico começou uma temporada sem pódios foi em 2009, quando ele chegou a ser desclassificado do GP da Austrália e acumulou um sétimo, sexto e quarto lugares nas provas seguintes.

Depois, de 2010 a 2021, ele conquistou pelo pelo menos dois pódios em suas quatro primeiras corridas do ano.

Essa não é a única marca indigesta que a má fase da Mercedes fez Hamilton acumular; em 2022, ano em que o heptacampeão não venceu corridas, terminou seu recorde de 15 temporadas com ao menos um triunfo. Até então, o britânico era o único da história a vencer ao menos uma vez a cada temporada.

A temporada 2024 será a última de Lewis com a equipe alemã, após mais de uma década de parceria que lhe rendeu seis títulos. A partir de 2025, ele correrá pela Ferrari, atual vice-líder do campeonato de construtores da F1 e que vive boa fase neste início de ano, com quatro pódios e uma vitória.