Informações de Grêmio tem cautela na janela e vê prazo longo para montar elenco
Grêmio tem cautela na janela e vê prazo longo para montar elenco
A ideia do departamento de futebol é entregar o grupo de jogadores para o início da Libertadores
O Grêmio já anunciou dois reforços para 2024 e tem situação bem encaminhada para a renovação do técnico Renato Portaluppi. Mas conforme a dificuldade financeira do clube em fazer investimentos, o departamento de futebol tem cautela para montar elenco e não descarta usar o prazo máximo e continuar a incorporar jogadores ao longo do Gauchão.
Apesar do vice-campeonato do Brasileirão e, consequentemente, a vaga direta na Libertadores do próximo ano, o Tricolor não tem alto poder de investimento no mercado. O clube alega que não tem “fluxo de caixa” para a compra de jogadores e opta por outros modelos de negócios.
A direção gremista encontrou um mercado brasileiro “inflacionado” por conta das SAF’s e clubes que receberam valores referentes à venda de direitos de TV. Assim, naturalmente o Grêmio larga atrás dos demais concorrentes.
Por isso, o departamento de futebol trabalha com o prazo até abril para reforçar o elenco gremista. O Campeonato Gaúcho será uma espécie de “termômetro” e a classificação direta para a fase de grupos, marcada para iniciar a partir do dia 3 de abril, foi essencial para esse planejamento.
Nos bastidores, o ge ouviu que o elenco não deve estar fechado até o início do Gauchão. Algumas posições são prioridades e a ideia é que cheguem para realizar a pré-temporada, como zagueiro e centroavante. No entanto, existe uma negociação próxima de ser concretizada por um goleiro.
A saída de Suárez deixou uma lacuna no ataque. O “ficha um” para a posição é Funes Mori, do Monterrey, mas é um negócio que, embora em andamento, é considerado difícil. João Pedro Galvão é uma das principais opções no momento para referência.
Diante das dificuldades encontradas, o Grêmio pode ir atrás de um centroavante de uma prateleira inferior visando a disputa do Gauchão e depois buscar outro a nível de titularidade para a Libertadores.
Um dos pedidos de Renato Portaluppi para renovar o contrato por mais uma temporada foi um elenco forte. O Grêmio tem a Libertadores como um dos grandes objetivos em 2024, mas para isso é necessário montar um grupo competitivo, mesmo que seja concluído só em abril.