Informações de Grêmio define perfil, mas encontra barreiras financeiras para contratar centroavante
Grêmio define perfil, mas encontra barreiras financeiras para contratar centroavante
Objetivo gremista é buscar um jogador de relevância para a posição
A busca por um camisa 9 é o grande desafio do Grêmio nesta janela de transferências. Após a passagem de sucesso de Suárez pelo clube, o departamento de futebol mira um jogador de relevância, em nível de titularidade e de fora do Brasil. O empecilho é a limitação financeira.
Após a solenidade oficial da reapresentação do elenco, o vice-presidente de futebol, Antônio Brum, concedeu entrevista coletiva e esclareceu alguns pontos sobre contratações. A principal delas, e que talvez gere mais expectativa ao torcedor, é sobre quem será o centroavante em 2024.
As demais lacunas do elenco foram preenchidas com as chegadas de Marchesín, Dodi, Soteldo e a renovação de Geromel, considerada uma contratação, de acordo com o dirigente. Falta um centroavante. Mas não está fácil. Existem barreiras financeiras pelo caminho.
– Caracterizo como financeira a principal dificuldade. Trabalhamos com uma folha e dentro dela temos que compor nosso elenco. A folha subiu do ano passado em relação a esse ano, foi de R$ 12,5 milhões para R$ 14 milhões. Teve jogadores que renovaram, comissão técnica, atletas da base que valorizaram e essa diferença foi ocupada nestes contratos. É uma norma do clube e trabalhamos dentro desse orçamento – explicou Brum.
Além disso, a exigência para a função aumentou depois de Luisito Suárez. A direção reconhece que é praticamente impossível encontrar um substituto à altura. O clube não fará apostas. A busca é por um jogador afirmado, reconhecido internacionalmente e que dê retorno técnico.
Funes Mori é um exemplo de perfil de centroavante que o Grêmio procura. O estafe do atleta chegou a ter um acerto encaminhado com o Tricolor. O Pumas, no entanto, ofereceu mais e atravessou o negócio. O atleta seguirá carreira no futebol mexicano.
– A (negociação) do Funes Mori caiu por uma questão financeira. Falei recentemente que o Grêmio não tem condições de competir com alguns clubes mexicanos. Mas ele não era o único jogador que estávamos tentando para a posição. Era um dos que estávamos conversando – revela Brum.
Outro nome que chegou a ser procurado pela direção foi do camaronês Aboubakar, atualmente no Besiktas, da Turquia. As conversas, no entanto, não progrediram. O clube monitora outras possibilidades no mercado.
É provável que o centroavante venha do exterior. Brum admitiu que os nomes avaliados estão em meio à temporada. No Brasil, os clubes recém deram início aos treinos. O nome a ser contratado não terá o mesmo "cartaz" que Suárez, mas a expectativa é que reúna experiência e qualidade.
– Em performance, acho que tem jogadores com menos fama que o Suárez, mas que podem entregar. Estamos avaliando tudo. Queremos fazer um movimento importante – finalizou.
O Grêmio dá sequência aos trabalhos de pré-temporada nesta quinta-feira. Dodi e Soteldo participam normalmente das atividades. O goleiro Marchesín é aguardado para treinar pela primeira vez com os companheiros no CT Luiz Carvalho.