Informações de GP dos EUA: Leclerc é pole com volta anulada de Verstappen; veja grid
GP dos EUA: Leclerc é pole com volta anulada de Verstappen; veja grid
Monegasco havia sido superado por apenas 0s005 pelo tricampeão da RBR, que teve último tempo excluído na sessão desta sexta-feira. Norris e Hamilton completam top 3
O GP dos Estados Unidos tem um quinto pole position diferente em suas cinco últimas edições: o mais novo deles é Charles Leclerc, que anotou 1m34s723 na classificação desta sexta-feira para faturar sua terceira pole de 2023. Ele contou, ainda, com a exclusão da volta de Max Verstappen, antes pole provisório e agora sexto no grid. Lando Norris e Lewis Hamilton completam o top 3.
A sessão desta sexta definiu as posições iniciais para domingo, dia da corrida principal. Isso porque o Circuito das Américas sediará a quinta corrida sprint do ano neste sábado. O grid para a prova, que concede pontos extras aos oito mais rápidos, será definido às 14h30 (horário de Brasília).
A disputa começou equilibrada, com Hamilton e Verstappen duelando pelos melhores tempos no Q1. No segmento intermediário, o holandês demostrou mais força; no entanto, sofreu com a concorrência de Leclerc, que surgiu competitivo também no Q3. Max ainda reverteu um erro que quase comprometeu sua volta final e voltou a liderar, mas teve o tempo deletado por exceder limites de pista.
Esta é a primeira pole de Leclerc no Texas; na atual temporada, ele também largou em primeiro na Bélgica e Azerbaijão. Ao lado dele em segundo lugar, Lando Norris vai começar uma prova na primeira fila pela terceira vez neste ano, repetindo o feito que alcançou também nos GPs da Inglaterra e Holanda. Esse será a 100ª corrida do britânico desde sua estreia na F1, em 2019.
Resultado
- Charles Leclerc (Ferrari) - 1m34s723
- Lando Norris (McLaren) - 1m34s853 +0s130
- Lewis Hamilton (Mercedes) - 1m34s862 +0s139
- Carlos Sainz (Ferrari) - 1m34s945 +0s222
- George Russell (Mercedes) - 1m35s079 +0s356
- Max Verstappen (RBR) - 1m35s081 +0s358
- Pierre Gasly (Alpine) - 1m35s089 +0s366
- Esteban Ocon (Alpine) - 1m35s154 +0s431
- Sergio Pérez (RBR) - 1m35s173 +0s450
- Oscar Piastri (McLaren) - 1m35s467 +0s744
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri) - Q2
- Guanyu Zhou (Alfa Romeo) - Q2
- Valtteri Bottas (Alfa Romeo) - Q2
- Kevin Magnussen (Haas) - Q2
- Daniel Ricciardo (AlphaTauri) - Q2
- Nico Hulkenberg (Haas) - Q1
- Fernando Alonso (Aston Martin) - Q1
- Alexander Albon (Williams) - Q1
- Lance Stroll (Aston Martin) - Q1
- Logan Sargeant (Williams) - Q1
A largada do GP dos EUA será neste domingo, 22, às 16h (horário de Brasília). No sábado, 21, será disputada a corrida sprint da etapa, com a definição do grid inicial às 14h30.
A Aston Martin, que teve problemas nos carros de Lance Stroll e Fernando Alonso no treino que antecedeu a classificação, acabou eliminada ainda no Q1 com seus dois pilotos, fato inédito na temporada. A pior posição de Alonso havia sido um 10º lugar no GP do Japão, em setembro.
Daniel Ricciardo, de volta para a AlphaTauri após quase dois meses ausentes por uma fratura no metacarpo sofrida no GP da Holanda em agosto, ficou pelo Q2 e largará em 15º neste domingo, cinco posições atrás do colega Yuki Tsunoda.
O segmento se desenrolou como o primeiro treino livre: uma disputa entre Verstappen e Hamilton. Depois que Leclerc e Norris ocuparam a liderança provisória, o tricampeão da RBR anotou o melhor tempo, chegando a ser provisoriamente batido por Hulkenberg, Gasly e Sainz até retomar a posição, no minuto final. Bastaram, porém, 50 segundos para Hamilton saltar de 12º ao primeiro lugar.
Norris concluiu sua última volta logo depois do rival da Mercedes, com apenas 0s019 de diferença para ele. Ricciardo, Bottas, Tsunoda e Piastri se salvaram da eliminação no fim da contagem. No entanto, fim de conversa para as duas Williams de Albon e Sargeant, e a Aston Martin de Alonso e Stroll - dupla que já tinha tido problemas com os carros no TL1 horas antes.
ELIMINADOS
16º NICO HULKENBERG (HAAS)
17º FERNANDO ALONSO (ASTON MARTIN)
18º ALEXANDER ALBON (WILLIAMS)
19º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
20º LOGAN SARGEANT (WILLIAMS)
Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
O segmento intermediário foi dominado inicialmente por Verstappen, que assumiu a ponta ainda nos primeiros seis minutos: para isso, ele superou a volta de Piastri por apenas 0s085. Mas uma nova peça surgiu na jogada quando a sessão retornou, a quatro minutos para a bandeirada: a Ferrari de Leclerc, que pulou para primeiro com 0s004 de vantagem sobre o holandês da RBR.
A escuderia italiana ainda pôs Sainz em quarto lugar, enquanto Hamilton acabou perdendo ritmo e salvou-se no fim da contagem ao pular de 12º para terceiro. Seu colega, Russell, foi de 11º para nono no encerramento da etapa, que ainda teve Yuki Tsunoda garantindo a vaga no Q3. Ricciardo, companheiro do japonês na AlphaTauri, foi eliminado e ficou com o 15º lugar no grid.
ELIMINADOS
11º YUKI TSUNODA (ALPHATAURI)
12º GUANYU ZHOU (ALFA ROMEO)
13º VALTTERI BOTTAS (ALFA ROMEO)
14º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
15º DANIEL RICCIARDO (ALPHATAURI)
Q3 - 12 minutos e disputa pela pole
Reforçando a boa aparição do segmento anterior, Leclerc voltou a aparecer na frente de Verstappen nos cinco minutos iniciais. Hamilton surgiu com o melhor tempo da pista no trecho intermediário - o suficiente para ocupar a vice-liderança. Mas, novamente, a porção final do traçado foi o calcanhar de Aquiles do britânico, que fez apenas o terceiro melhor tempo no treino livre por errar no mesmo ponto.
Verstappen não ficou nada feliz com seu desempenho na primeira parte do Q3 e queixou-se pelo rádio da RBR. Para piorar, uma travada lhe custou um tempo precioso no setor 1 da pista, no minuto final. E se ele conseguiu retornar à liderança com apenas 0s005 de vantagem sobre Leclerc com a nova tentativa, teve o tempo deletado por limites de pista. Hamilton não rendeu mais que o terceiro lugar em seu giro final; com isso, Leclerc foi confirmado como pole em Austin.