Img-Fundo

Informações de GP do Canadá: Hamilton lidera 2º treino em dobradinha da Mercedes

GP do Canadá: Hamilton lidera 2º treino em dobradinha da Mercedes

Equipe alemã desbancou a Ferrari, que vinha em uma queda de braço com a RBR de Verstappen; chuva chegou nos cinco minutos finais com força mas não afetou treino, que teve duas bandeiras vermelhas

17/06/2023 ás 08:46:00

Fonte: Por Redação ge — Montreal, Canadá

Depois do cancelamento do primeiro treino livre do GP do Canadá por problemas nas câmeras de circuito interno do Circuito Gilles Villeneuve, os carros enfim tomaram a pista no segundo treino da etapa nesta sexta-feira. A sessão foi estendida em 30 minutos além de sua uma hora usual, e terminou com Lewis Hamilton anotando 1m13s718 pela liderança. George Russell e Carlos Sainz completaram o top 3, e o líder do campeonato Max Verstappen ficou apenas com o sétimo tempo.

Marcada por uma queda de braço entre a dupla da Ferrari (Sainz e Charles Leclerc) e Verstappen além do salto de desempenho da Mercedes no último terço, a disputa que fechou o primeiro dia de atividades em Montreal ainda foi paralisada por duas vezes: Nico Hulkenberg e Esteban Ocon tiveram problemas em seus carros. Porém, ao contrário do TL1, o treino pôde ser retomado.

Valtteri Bottas, Carlos Sainz e Charles Leclerc se revezaram na liderança nos dez minutos iniciais, com pneus médios, até Verstappen e Sergio Pérez, registrarem as voltas a serem batidas nos compostos macios. Pierre Gasly ainda surgiu para disputar a posição; o bicampeão da RBR, entretanto, retomou a vantagem acompanhado por Sainz.

A dupla da Ferrari adotou os compostos macios após os 15 primeiros minutos e aí garantiu de vez a vantagem em ritmo sobre o rival holandês, revezando-se na liderança e abrindo até 0s6 sobre Max . Bottas voltaria a aparecer entre as primeiras colocações, fazendo o terceiro melhor tempo e mantendo-se entre os quatro primeiros até a última meia hora da disputa. Ele terminou o TL2 em sétimo.

As Mercedes ficaram nas últimas colocações por boa parte da sessão, até Hamilton subir para quinto com 40 minutos restantes e Russell ir para nono. Quando o cronômetro alertava para os 28 minutos finais do treino, porém, a dupla saltou para a ponta; primeiro o britânico do carro 63 e, depois, o heptacampeão. Lewis superou o colega de equipe por apenas 0s027.

 

Resultado

 

O terceiro e último treino livre do GP do Canadá será realizado neste sábado às 13h30 (horário de Brasília). O ge acompanha tudo em tempo real.

 

Mais bandeiras vermelhas

 

A primeira interrupção do TL2 se deu após os 30 minutos inicais da sessão, quando o motor de Nico Hulkenberg, da Haas, começou a pegar fogo na reta do pit lane. Oito minutos depois a sessão foi retomada.

Porém, quando faltavam 47 minutos até a bandeirada, foi a vez de Esteban Ocon acionar outra vermelha. No caso do francês da Alpine, ele foi orientado pela equipe a parar seu carro entre a chicane das curvas 8 e 9 por uma suspeita de perda de pressão de água. A interrupção só durou cinco minutos.

Outros incidentes de menor grau ainda marcaram a segunda sessão desta sexta. Destaque para Russell, que quase beijou o muro na reta principal do circuito.

Depois foi a vez de Gasly, que passou raspando na saída da curva 4 e chegou a arrastar sua asa traseira pelo muro.

Oscar Piastri passou raspando pelo Muro dos Campeões, sem grandes consequências para o calouro da McLaren. Enquanto isso, Alexander Albon acabou escapando da pista; ele teve que retornar ao traçado passando por cima da grama instalada em torno da zebra na curva 1.

A prometida chegou!

 

Com dez minutos no cronômetro, começou a gotejar no Circuito Gilles Villeneuve; a RBR então pôs pneus intermediários nos carros de Verstappen e Pérez, que só fizeram uma volta antes de retornar ao pit lane. Porém, com cinco minutos restantes até a bandeirada, a prometida chuva caiu com força - e a expectativa é que ela retorne na classificação deste sábado e na corrida de domingo, mais fraca.

Norris foi o primeiro piloto a aderir aos compostos intermediários, para uso em chuva moderada. Boa parte do grid seguiu o "conselho" do rival da McLaren, mas os compostos pareciam não dar conta da quantidade de água que estava sobre a pista.

No soar do sino, a chuva virou uma tempestade e a visibilidade ficou praticamente nula; Sainz chegou a relatar que estava aquaplanando e Bottas, sem enxergar, passou por cima da grama. Por sorte, a bandeira quadriculada havia sido agitada e os pilotos retornaram seguramente aos boxes.

 

Ainda está engatando

 

A Aston Martin, que veio com um pacote aerodinâmico no AMR23 para esta etapa, demorou a aparecer: Alonso anotou o segundo melhor tempo ainda nos dez minutos iniciais do treino e, no último terço da sessão, fez o quinto tempo antes de cair algumas colocações. No fim do treino porém, o bicampeão estava com o quarto melhor tempo, tendo o colega Lance Stroll em nono lugar.

A equipe britânica modificou os sidepods (saídas laterais de ar) de seu AMR23 e o assoalho, além de ter feito ajustes em sua asa dianteira. O time perdeu a vice-liderança do campeonato de pilotos na Espanha, etapa passada da F1, para a Mercedes.