Informações de Futura dupla no Flamengo, Arrascaeta e De La Cruz só perderam uma vez juntos e têm 75% de aproveitamento
Futura dupla no Flamengo, Arrascaeta e De La Cruz só perderam uma vez juntos e têm 75% de aproveitamento
Contratação definida pela diretoria no último sábado, meia de 26 anos tem 12 partidas ao lado de Arrasca na seleção uruguaia
Cabeças pensantes de sua respectivas equipes, os uruguaios Arrascaeta e De La Cruz serão companheiros no Flamengo em 2024. A julgar pela parceria que fazem com a camisa do Uruguai, o torcedor rubro-negro pode encher-se de esperança. Com os dois em campo, a seleção disputou 12 jogos, com oito vitórias, três empates e uma única derrota - 75% de aproveitamento.
Neste recorte, a seleção uruguaia marcou 22 gols, e a dupla teve participação em 10 deles. Cada um marcou dois e deu uma assistência. Nos outros quatro, De La Cruz bateu dois escanteios que terminaram em gol após desvios parciais. O mesmo aconteceu uma vez com Arrascaeta, que ainda cruzou para um gol contra.
O nascimento da dupla
A primeira partida em que atuaram juntos foi disputada em 8 de outubro de 2020, sob orientação do Maestro Óscar Tabárez. Os dois foram titulares na vitória por 2 a 1 sobre o Chile, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. O jogo marcou a estreia de De La Cruz na seleção uruguaia. Ele saiu aos 11 minutos do segundo tempo, e Arrascaeta, aos 21.
A dupla só voltaria a jogar junta no ano seguinte, na Copa América, no dia 21 de junho. O adversário novamente foi o Chile, mas dessa vez o Uruguai não venceu e ficou no 1 a 1. Os dois fizeram linda jogada em que De La Cruz cruzou, Arrascaeta escorou, e Cavani parou em defesaça de Bravo. Novamente foram titulares e ambos saíram no segundo tempo.
A primeira participação em gol
Três dias depois, no terceiro jogo que iniciaram juntos pela Celeste, veio a primeira participação direta em gol. Lançado no fundo, Arrascaeta cruzou na direção de Cavani, mas o zagueiro Jairo Quinteros jogou contra o próprio patrimônio no lance que abriu a vitória do Uruguai por 2 a 0 sobre a Bolívia.
A última partida dos dois juntos naquela Copa América deu-se na vitória por 1 a 0 sobre o Paraguai sem nada de muito especial de ambos. Arrascaeta saiu aos 22 minutos da etapa final, e De La Cruz jogou os 90 minutos.
Ainda em 2021, em outubro, Arrascaeta e De La Cruz dividiram campo no empate por 0 a 0 com a Colômbia, pelas eliminatórias. Dessa vez, porém, não formaram dupla porque Cruz substituiu Arrasca ainda aos 44 minutos do primeiro tempo, quando queixou-se de dores.
Diego Alonso diminui tempo da dupla
Treinador que ao fim do seu trabalho à frente do Uruguai terminaria muito criticado por conta da não classificação à segunda fase da Copa do Qatar, Diego Alonso já chegou instituindo o fim da dupla junta em jogos desde o início. Começava um ou o outro.
Em 29 de março de 2022, contra o Chile, em Santiago, Arrascaeta substituiu De La Cruz aos 18 minutos do segundo tempo. A substituição deu certo. O 14 do Flamengo bateu escanteio fechadinho, Araújo raspou, e Suárez abriu o placar da vitória por 2 a 0 com uma linda bicicleta.
Em 11 de junho, Alonso muda. Arrascaeta começa amistoso contra o Panamá e dá assistência para Cavani. De La Cruz substituiu o meia rubro-negro e marca seu primeiro com a camisa da Celeste, o terceiro da goleada por 5 a 0, num chute da entrada da área.
No penúltimo amistoso antes da Copa do Mundo, na derrota por 1 a 0 para o Irã, De La Cruz e Arrascaeta ficaram no banco. O primeiro entrou no intervalo, e o outro, aos 27 minutos da etapa final. A dupla não conseguiu evitar o revés.
Na partida que fechou a preparação para o Mundial, De La Cruz abriu o placar da vitória por 2 a 0 sobre o Canadá com um bonito gol de falta. Arrascaeta entrou no intervalo, e Cruz saiu aos 27 minutos.
Copa do Mundo
A dupla só esteve em campo junta numa partida da Copa do Mundo do Qatar. Na estreia, apenas De La Cruz atuou no empate por 0 a 0 com a Coreia do Sul. Entrou aos 33 minutos da etapa final.
No segundo jogo, foi a vez de De La Cruz não ser nem utilizado. Arrascaeta entrou aos 17 minutos da etapa final, mas não pôde impedir a derrota por 2 a 0 em Portugal.
Somente na rodada final do Grupo H, com o Uruguai em grande desvantagem, Alonso resolveu escalar Arrascaeta. O meia do Flamengo deu a resposta com dois gols, um deles num lindo voleio. De La Cruz entrou na etapa final. A vitória por 2 a 0, porém, foi insuficiente, e a Celeste foi eliminada no saldo de gols. O treinador caiu junto.
Bielsa faz de De La Cruz protagonista
Substituto de Diego Alonso, o argentino Marcelo Bielsa não pôde contar com Arrascaeta nas duas primeiras rodadas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O rubro-negro se recuperava de lesão no bíceps femoral da coxa esquerda.
Em perfeitas condições físicas, De La Cruz estreou nas eliminatórias com atuação de gala contra o Chile. Dois gols - um deles muito bonita - e uma assistência na vitória por 3 a 1.
Arrascaeta faz seu primeiro jogo nas eliminatórias da Copa de 2026 no empate com a Colômbia por 2 a 2, em Montevidéu, entrando aos 16 minutos da etapa final. Nesse duelo, De La Cruz jogou os 90 minutos e bateu o escanteio do gol de Olivera. Só não contou como assistência porque houve leve desvio antes.
Nos dois jogos seguintes do Uruguai, vitórias por 2 a 0 sobre Brasil e Argentina, Arrascaeta não entra, e De La Cruz volta a ser o cara. Fez um belo gol contra o time de Diniz e deu linda assistência para Darwin Núñez diante dos hermanos.
No último compromisso do Uruguai pelas eliminatórias em 2023, os dois participaram da vitória por 3 a 0 sobre a Bolívia. De La Cruz começou, cobrou escanteio que resultou em gol contra de Vilamíl e deu assistência de cabeça para Núñez. Aos 28 minutos do segundo, ele foi substituído por Arrascaeta.