Informações de Fluminense anuncia a contratação do atacante Marquinhos
Fluminense anuncia a contratação do atacante Marquinhos
Jogador revelado no São Paulo chega emprestado pelo Arsenal e vira mais uma opção de Fernando Diniz para o setor ofensivo
O Fluminense anunciou nesta quinta-feira a contratação do atacante Marquinhos. O jogador assinou contrato de empréstimo de um ano na última quarta, vindo do Arsenal, da Inglaterra. Marquinhos foi revelado pelo São Paulo e chega para ser mais uma opção de Fernando Diniz no setor ofensivo. Ele, inclusive, esteve no Maracanã e assistiu ao empate em 0 a 0 com o Vasco.
O Fluminense um clube que almeja grandes coisas e isso foi o que me fez vir para cá. O objetivo para a temporada é conquistar o máximo possível de títulos. Se conseguirmos o bicampeonato da Libertadores seria maravilhoso
— Marquinhos, ao site do Fluminense
Marquinhos esteve no CT Carlos Castilho nesta quarta-feira para completar os exames médicos que tinha realizado anteriormente e assinar o contrato com o Fluminense. Após a disputa do Pré-Olímpico, em que participou de seis jogos, o atacante retornou à Europa para resolver assuntos burocráticos, mas já desembarcou no Brasil. O Tricolor pagará uma compensação financeira ao Arsenal pelo empréstimo.
O Arsenal não se opôs em emprestar Marquinhos, tendo em vista que o jogador não será utilizado pelos ingleses nesta temporada. É um movimento parecido com o vivido pelo volante Andrey Santos, ex-Vasco, que retornou ao Chelsea após não ser aproveitado pelo Nottingham Forest.
No Pré-Olímpico, o atacante esteve em "contato" com os tricolores Alexsander e John Kennedy. Gabriel Pirani, ex-atleta do Fluminense, é outro que ajudou no "lobby".
Marquinhos foi contratado pelo Arsenal em junho de 2022, após o pagamento de 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões na época) ao São Paulo. Ele disputou seis jogos pelo time principal do clube inglês, marcou um gol e deu uma assistência.
Além disso, foi usado em cinco partidas pela equipe sub-21. Só que na mesma temporada 2022/23 ele foi emprestado ao Norwich, pelo qual jogou 11 vezes, marcou um gol e deu uma assistência.
O atacante brasileiro foi então emprestado pelo Arsenal ao Nantes em agosto do ano passado, contrato de uma temporada. Diante dos sete jogos e 150 minutos em campo para o atleta, o clube inglês decidiu antecipar o seu retorno.
Conheça mais do reforço
Canhoto habilidoso, que surgiu com sucesso no São Paulo e carrega a camisa 10 das seleções de base do Brasil. Marquinhos é um jovem de 20 anos conhecido pela velocidade, é um jogador bem vertical, que gosta do 1x1 e também das bolas paradas.
Natural do Jardim Colombo, o jogador chegou à base do Tricolor Paulista aos 8 anos de idade e fez sucesso antes de atuar no profissional. Criado na adolescência perto do Morumbi, estádio onde aparecia para o futebol, acumulou títulos, como a Copa do Brasil e da Supercopa do Brasil sub-17.
A primeira oportunidade no time principal aconteceu em julho de 2021, quando ganhou oportunidade com o técnico Hernán Crespo e não decepcionou. O atacante substituiu Vitor Bueno no segundo tempo da partida e participou da jogada do gol marcado por Liziero na vitória por 1 a 0 em cima do Bahia no Brasileirão daquele ano. Ele deu o passe para o cruzamento de Reinaldo.
Antes de rumar para a Europa, em 2021, Marquinhos virou o mais jovem a fazer um gol pelo São Paulo na Conmebol Libertadores, ao marcar contra o Racing, na Argentina, em jogo que garantiu o time nas quartas de final da competição. Aos 18 anos, ele superou a marca do atacante Ademílson, de 2013.
Com quatro gols e 41 jogos pelo São Paulo, Marquinhos acertou com o Arsenal, da Inglaterra, no meio de 2022. O clube inglês pagou 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões na cotação da época) para contratar o atacante.
Marquinhos tinha contrato com o São Paulo até 2024, mas com um vínculo de cinco anos assinado quando ele ainda tinha 16 anos, que não era reconhecido pela Fifa, que restringe a três anos os contratos a menores de idade. Por conta disso, havia a possibilidade de que Marquinhos deixasse o Morumbi em litígio em julho, quando seu acordo com o Tricolor completasse três anos. O São Paulo, então, aceitou a proposta do Arsenal, mesmo considerada baixa para um atleta de 19 anos.
Passagem na Europa
Ainda jovem, Marquinhos inicialmente fez parte do sub-21 do Arsenal, onde se destacou com direito a um gol na vitória por 3 a 1 no clássico contra o Manchester United na Premier League 2. Ele fez gols ainda contra o Chelsea e West Ham.
Com chances nos profissionais, teve uma estreia de gala pelo Arsenal: marcou um gol e deu uma assistência na vitória por 2 a 1 contra o FC Zurich , pela fase de grupos da Europa League. Na sequência, ele teve mais cinco chances na equipe principal.
Para ganhar bagagem, ele foi emprestado ao Norwich, pelo qual jogou 11 vezes, marcou um gol e deu uma assistência. O atacante brasileiro foi novamente emprestado pelo Arsenal ao Nantes em agosto do ano passado por uma temporada. Diante dos sete jogos e 150 minutos em campo para o atleta, o clube inglês decidiu antecipar o seu retorno.