Img-Fundo

Informações de Fifa The Best 2023: veja data e indicados ao prêmio

Fifa The Best 2023: veja data e indicados ao prêmio

Cerimônia será realizada em Londres, e Messi pode vencer pela oitava vez na carreira

12/01/2024 ás 09:42:00

Fonte: Por Redação do ge — Londres

A Fifa realizará nesta segunda-feira, dia 15 de janeiro, a cerimônia do The Best referente a 2023. O vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo será revelado em Londres. O sportv transmite, e o ge acompanha com live e tempo real.

Atual vencedor, Lionel Messi concorre ao seu oitavo troféu da Fifa. Erling Haaland e Kylian Mbappé são os outros finalistas, ambos em busca de prêmio inédito. O período de avaliação é de 19 de dezembro de 2022, dia seguinte à Copa do Mundo do Catar, a 20 de agosto de 2023.

Ainda no futebol masculino, Pep Guardiola, do Manchester City, Simone Inzaghi, da Inter de Milão, e Luciano Spalletti, ex-Napoli e atualmente na seleção italiana, são os finalistas entre os técnicos. EdersonCourtois e Bono concorrem entre goleiros.

No futebol feminino, Aitana Bonmatí e Jenni Hermoso, campeãs do mundo com a Espanha, concorrem com a colombiana Linda Caicedo ao prêmio de melhor jogadora. Mackenzie ArnoldCata Coll Mary Earps são as goleiras no páreo, e Jonatan GiráldezEmma Hayes e Sarina Wiegman disputam entre treinadores.

O brasileiro Guilherme Madruga, ex-Botafogo-SP e que atualmente defende o Cuiabá, concorre ao prêmio Puskás de gol mais bonito. Julio Enciso, do Brighton, e Nuno Santos, do Sporting, também estão no páreo.

 

Como funciona o Fifa The Best

 

A Fifa premia o melhor jogador do mundo desde 1991, e a melhor jogadora desde 2001. O Fifa The Best, no atual formato, foi criado em 2016. A cerimônia atual também premia o melhor goleiro, a melhor goleira, o melhor técnico no futebol masculino, o melhor técnico ou a melhor técnica do futebol feminino, o gol mais bonito no Prêmio Puskás, e também Fair Play e torcedor.

Um conselho técnico da entidade, composto por ex-jogadores, define a lista de indicados nos prêmios masculinos. Para o The Best 2023, formaram esse conselho:

 

  • Kaká (Brasil)
  • Petr Cech (República Tcheca)
  • Didier Drogba (Costa do Marfim)
  • Bret Emerton (Austrália)
  • Rio Ferdinand (Inglaterra)
  • Asamoah Gyan (Gana)
  • Mario Kempes (Argentina)
  • Alex Lalas (EUA)
  • Jon Obi Mikel (Nigéria)
  • Park Ki-Sung (Coreia do Sul)
  • Ivan Vicelich (Nova Zelândia)

 

Posteriormente, o colégio eleitoral da premiação define o vencedor. Esse colégio é formado por jornalistas, capitães, técnicos das seleções nacionais e o público, por meio de votação na internet. Cada grupo tem peso de 25% na pontuação final.

Desde 2016, a Fifa usa a temporada europeia como período de análise. No entanto, com a Copa do Mundo realizada no fim do ano em 2022, o Fifa The Best 2022 teve um ano e meio levado em consideração na votação: de agosto de 2021 a dezembro de 2022. O Fifa The Best 2023, com a avaliação de dezembro de 2022 a agosto de 2023, é um reajuste frente ao modelo utilizado nos anos anteriores.

O prêmio de melhor jogador do mundo chegou a ser unido à Bola de Ouro, tradicional troféu entregue pela France Football, entre 2010 e 2015. Porém, as duas premiações hoje são separadas e têm modelos diferente de votação. Messi levou a Bola de Ouro pela oitava vez.