Informações de Como Fausto Vera foi de "retorno garantido" a moeda de troca no Corinthians
Como Fausto Vera foi de "retorno garantido" a moeda de troca no Corinthians
Meio-campista argentino não conseguiu viver grande temporada em 2023 e tem futuro incerto
Adquirido pelo Corinthians por cerca de R$ 35 milhões no meio da temporada de 2022, o argentino Fausto Vera, que faz 24 anos em março, tornou-se nesta janela de transferências a principal moeda de troca do clube alvinegro na tentativa de contratar reforços para 2024.
Segundo a jornalista Nadja Mauad, ele foi oferecido ao Athletico-PR numa troca pelo também volante Erick, recusada pela equipe paranaense. De acordo com o jornal "O Globo", o mesmo pode ser envolvido com o Flamengo numa troca por Thiago Maia (volante) e Matheuzinho (lateral-direito).
Mas como um jogador que chegou ao Corinthians com peso de ouro e visto como "um retorno garantido" pelo então técnico Vítor Pereira pode ter perdido tanto prestígio de um ano para outro?
Abaixo, relembre a trajetória de Fausto dentro do Corinthians e entenda a queda em 2023:
Reforço caro!
Responsável pela contratação de Fausto, o português Vítor Pereira tinha certeza não só de que ele elevaria a equipe de patamar em 2022, mas também de que seria um ótimo investimento.
No processo para convencer os cartolas, usou o exemplo do zagueiro sul-coreano Kim Min-Jae. Logo após chegar ao Fenerbahçe, da Turquia, o treinador pediu a contratação do jogador asiático que ele havia conhecido como adversário na China. O Fener atendeu a solicitação do técnico e desembolsou cerca de 3 milhões de euros pelo sul-coreano. Um ano depois, vendeu ao Napoli por 18 milhões de euros.
O técnico acreditava que o jogador então no Argentinos Juniors teria grande chance de defender a Argentina no próximo ciclo de Copa do Mundo (2026). Fausto foi campeão do Pan-Americano (2019) e do Pré-Olímpico (2020) com as seleções de base e esteve na Olimpíada de Tóquio.
O Timão, então, topou pagar cerca de 6 milhões de dólares por 70% dos direitos econômicos do jogador - valor que, neste momento, tem parcelas em atraso e motivou uma ação dos argentinos na Fifa.
Temporadas distintas
Fausto chegou ao Timão com um contrato até 30 de junho de 2026. Foram 26 partidas em 2022, com uma entrada rápida no time titular de VP e boa participação no vice-campeonato da Copa do Brasil.
– Não foi difícil adaptar. Cheguei aqui num domingo e na quarta já joguei pela Copa do Brasil (contra o Atlético-GO). E dali segui jogando sempre. Mas depende de cada jogador – afirmou neste ano.
O ano de 2023 veio com quase o dobro de jogos: foram 47, com três assistências e um gol marcado na última rodada do Brasileirão, na vitória por 2 a 0 contra o rebaixado Coritiba.
Ao longo do ano, porém, ele viveu muitos momentos de perda de espaço com Vanderlei Luxemburgo e com Mano Menezes. Internamente, o clube tentou cuidar da parte emocional do jogador, mas ele sempre refutou em entrevistas e posts de redes sociais que o lado psicológico tenha sido problema.
O jogo contra o Coxa, porém, expôs a tendência na janela de transferências: apesar do gol, o técnico Mano Menezes discordou de um repórter que fez elogios à atuação do argentino e se mostrou incomodado com o excesso de erros técnicos do jogador de 23 anos.
– Acho que o Fausto fez o gol, importante, bonito, mas, naturalmente, sofreu com a falta de ritmo e errou bastante passe. Isso passa pela inconstância da temporada. Treinador não tira e põe jogador porque acha simpático. Põe porque acha que entrega mais. Quando não dá sequência, é porque falta algo. Acho que Cantillo fez um jogo mais bem jogado – disse, citando o volante colombiano, que não renovou e já deixou o clube.
De férias com a namorada no Oriente Médio, Fausto Vera aguarda as definições do Corinthians e de seu empresário para a temporada de 2024.