Informações de Com técnico novo e elenco sob pressão, Cruzeiro completa dois meses sem vencer; veja números
Com técnico novo e elenco sob pressão, Cruzeiro completa dois meses sem vencer; veja números
Zé Ricardo assume o time em momento de pressão e busca respiro na tabela do Brasileiro
Zé Ricardo chegou ao Cruzeiro nesta semana e iniciou trabalho na Toca sob desconfiança da torcida. O motivo das críticas, além do trabalho do técnico no Japão, é o momento de instabilidade vivido pela equipe celeste. Nesta sexta-feira, completam-se dois meses sem vitória.
O último triunfo do Cruzeiro na temporada foi em 8 de julho, diante do Vasco, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Vitória por 1 a 0, com gol de falta de Filipe Machado, em São Januário (veja os melhores momentos acima).
Desde então, o time disputou oito jogos, todos pelo Campeonato Brasileiro, única competição que resta até dezembro. Foram cinco empates e três derrotas no período. Conquistou apenas cinco dos últimos 24 pontos, com aproveitamento de 20,8% - desempenho de lanterna da competição.
Nesse período de jejum, o Cruzeiro ficou seis jogos sem balançar as redes – marcou somente nos empates por 3 a 3 com o Athletico e por 1 a 1 com o Corinthians. O time levou nove gols nas últimas oito partidas.
O Cruzeiro é o time da Série A que está há mais tempo sem conquistar uma vitória na temporada. O Internacional tropeçou nas últimas oito rodadas da competição, mas, no meio de empates e derrotas no torneio, conquistou três vitórias na Libertadores: duas sobre o Bolivar, uma sobre o River Plate.
Depois da vitória sobre o Vasco, o Cruzeiro estava na 9ª colocação, com 21 pontos, a dez do Goiás, que naquela época abria a zona de rebaixamento. Diminuiu a vantagem pela metade e está em 12º, sendo que o próximo duelo no Brasileiro é justamente com o Santos, que abre a zona de rebaixamento e pode reduzir a dois pontos a distância.
Pepa demitido e elenco pressionado
Em meio à fase ruim do time no Campeonato Brasileiro, a diretoria do Cruzeiro decidiu pela troca no comando técnico. Saiu Pepa, que conquistou somente sete vitórias em 25 partidas no clube, e entrou Zé Ricardo, que iniciou o trabalho com o elenco na última quarta-feira, na Toca.
Além dos resultados ruins, a diretoria do Cruzeiro também alegou um pensamento em relação ao futuro do clube, quando decidiu pela saída de Pepa. Pedro Martins, diretor de futebol, disse que foram detectados problemas nos métodos do técnico no dia a dia de trabalho.
Apesar de Pepa ter sido demitido, o elenco do Cruzeiro também vem pressionado em meio aos resultados ruins. Na semana passada, antes ainda do anúncio da chegada de Zé Ricardo, o grupo de jogadores foi cobrado pela diretoria durante reunião na Toca da Raposa.
Além disso, houve demonstrações de insatisfação da torcida com alguns jogadores nos últimos jogos. Gilberto é quem passa por maior turbulência e foi xingado no Mineirão, durante o jogo com o Corinthians e ainda antes do apito inicial contra o Bragantino.
Em protesto na Toca da Raposa, antes da partida com o Grêmio, o meia Nikão também foi alvo de protestos. Ele também já havia sido vaiado em outros momentos do ano, assim como ocorreu com Mateus Vital e Filipe Machado, durante a partida com o Bragantino.