Img-Fundo

Informações de Com menos de dois anos de existência, Itabirito chega à elite do Mineiro; conheça a história

Com menos de dois anos de existência, Itabirito chega à elite do Mineiro; conheça a história

Clube surgiu em 2022 e é o atual campeão do Módulo II do Estadual

13/01/2024 ás 09:03:00

Fonte: Por Dannyellen Paiva e Pedro Miguel — Belo Horizonte

O Itabirito é o caçula do futebol mineiro. Clube com apenas dois anos de existência, irá disputar a elite do Campeonato Estadual de 2024 na segunda temporada da existência da equipe. Em conversa com o ge, o CEO do Gato do Mato, Maycon Pereira, falou sobre essa recente história do time. O diretor do Itabirito, comentou que houve parceria com a prefeitura da cidade, terra natal de Telê Santana.

- Nasceu de uma uma vocação da cidade para o futebol. Terra de Telê Santana, terra de Silvestre, era um desejo antigo da cidade ter uma equipe profissional que a representasse. Em uma união entre a administração pública local, juntamente com empresários da cidade, decidiram que iriam buscar os elementos necessários para viabilizar o início desse projeto.

 

Mascote, o Gato do Mato

 

O cartola da equipe, contou os bastidores por trás da escolha do mascote do Itabirito. Antes da escolha do gato, a capivara surgiu como uma opção. O prefeito da cidade pediu algumas demandas para a equipe, dentre eles a capivara como mascote, mas não agradou a todos, sendo descartada.

- Na verdade, ali dentro do início do projeto, o prefeito Orlando Caldeira colocou ali alguns desejos que gostaria que o projeto levasse em consideração. (Ele pediu) para o time levar o nome da cidade, as cores da bandeira da cidade, o símbolo, e pediu que emblema fosse o pico de Itabirito. Ele também sugeriu que o mascote fosse a capivara, porque Itabirito teve uma época em que era um volume muito grande de capivaras. Mas aí alguns não agradaram dessa figura, e na verdade quando foram fazer a pesquisa identificaram que já existia um outro clube no Brasil que tinha como mascote a capivara.

 

"Na busca de outras opções surgiu aí uma história marcante na cidade de um gato que numa tragédia ele luta pela sobrevivência e não era um gato comum, era um gato selvagem, um gato do mato." - Completou Maycon.

 

 

Aporte financeiro

 

CEO do Itabirito, Maycon falou sobre o investimento e aporte financeiro que o clube vem recebendo. Há um apoio da prefeitura, mas sem envolver dinheiro, e sim de infraestrutura.

- Todo o financiamento direto, em termos de aportes do projeto, é da iniciativa privada. O que nós temos são apoios extremamente relevantes e importantes para que o projeto continue evoluindo. Temos apoio da prefeitura municipal de Itabirito, via um projeto de lei existente hoje para subsidiar infraestrutura para a realização dos jogos. Mas é um apoio que não envolve, até o presente momento, um aporte financeiro.

Para 2024 irão chegar novos patrocinadores, que vão ser anunciados com a nova camisa da equipe.

- Temos os nossos patrocinadores, que sem eles nada disso teria sido possível. Nós tivemos um grupo de patrocinadores em 2022, e agora vamos com a participação de mais outros para 2023. Agora temos a chegada de novos patrocinadores que jaja serão anunciados em breve com o lançamento do nosso novo uniforme. Temos uma atuação muito arrojada e muito importante dos nossos patrocinadores locais que fazem isso acontecer

 

Base e futebol feminino

 

Maycon confessou ter metas de começar com a equipe feminina em breve. Enquanto isso, a base masculina já está à todo vapor. O CEO do Itabirito confessou que o plano era que o futebol feminino e o de base surgisse antes do profissional masculino.

- Temos as categorias de base que já tem sido implantadas desde o segundo semestre de 2023, já implantamos os sub-13, sub-14 e sub-15. Independentemente de ser obrigatório (futebol feminino), na verdade, enquanto investimento no profissional, a nossa meta era começar, com as categorias de base e o feminino, e que o profissional fosse uma implementação futura. Mas na vida, as coisas acontecem, essa oportunidade surgiu para a gente poder contribuir.

 

Elenco

 

O Itabirito está trabalhando para a temporada de 2024 desde 20 de novembro, segundo Maycon, e foi a primeira equipe mineira a começar a pré-temporada.

Elenco do Itabirito — Foto: Giovanni Mendes

- Na verdade Itabirito foi a primeira equipe mineira que se representou. Nós iniciamos os trabalhos já dia 20 de novembro com a chegada da comissão técnica. Em 1º de dezembro, nós já estávamos lá em uma pré-temporada, em Pinheral. Retornamos no dia 15, no sábado, demos uma folga no domingo 17, dia 18 no Gregorão em Contagem. Estamos já à todo vapor

Do elenco campeão do Módulo II, cerca de 30% renovaram o contrato com o Itabirito. A maior parte foram novas contratações.

- Dos 30 atletas que estiveram conosco como campeões, dos 30 guerreiros e profissionais que estiveram conosco e foram os campeões do Módulo 2 de 2023, nós tivemos um volume até pequeno, né, de um pouco menos de um terço, um pouco menos de 30% de renovações. Os atletas foram contratações novas.

 

Estádio

 

O Itabirito vai jogar o Campeonato Mineiro na Arena Independência, uma vez que a cidade natal do clube não tem estádios que possam receber o torneio. O CEO do clube confessou que existe um projeto para a contrução de uma Arena para o Gato do Mato, levando o nome de Telê Santana, que nasceu na cidade.

- Não foi possível permanecer em Itabirito, razão pela qual fizemos a parceria via América com a Arena Independência, e também via Vila Nova e Prefeitura de Nova Limam com o Castor Cifuentes, que foi indicado como uma segunda opção, havendo alguma questão de indisponibilidade de data, ou até mesmo algum jogo que a característica do jogo talvez seja mais adequada para Nova Lima, podemos também mandar esses jogos lá.

 

- Se pretende construir a Arena Telê Santana, em homenagem à esse personagem ilustre do futebol mundial, que é da cidade de Itabirito. O Renê Santana, que é filho do Telê, está lá conosco, sempre participativo. A prefeitura já tem autorização para a utilização do nome, pretende construir uma arena multiuso com a capacidade aproximada entre 8 a 10 mil torcedores. Estando pronta e disponível para o Itabirito, a gente certamente mandará alguns jogos lá.