Img-Fundo

Informações de Caçula do Bahia em Manchester, joia é de comunidade quilombola e mais jovem a atuar no profissional

Caçula do Bahia em Manchester, joia é de comunidade quilombola e mais jovem a atuar no profissional

Aos 17 anos e com passagem pela seleção brasileira sub-17, Sidney foi convocado por Rogério Ceni para integrar delegação na Inglaterra

10/01/2024 ás 10:18:00

Fonte: Por Rafael Teles — Salvador

A delegação do Bahia pousou em Manchester, na Inglaterra, na tarde da última terça-feira, para dar início à pré-temporada nas dependências do Manchester City. Ao longo da preparação, o técnico Rogério Ceni vai ter todos os seus principais jogadores, entre eles os reforços de peso Everton Ribeiro e Jean Lucas, mas também um rosto pouco conhecido, visto como uma joia no clube: Sidney.

Titular da seleção brasileira na Copa do Mundo Sub-17, o jogador de 17 anos, nascido e criado em Ilha de Maré, estava integrado ao elenco da Copa São Paulo de Futebol Júnior e deixou a competição de base a pedido de Rogério Ceni. Ele vai participar dos dez dias de trabalho em Manchester e pode passar a integrar o elenco principal nesta temporada.

Ainda pouco conhecido da torcida tricolor, Sidney é o jogador mais jovem a entrar em campo pelo time principal do Bahia. Ele debutou no cenário profissional ano passado, com 16 anos e 205 dias, em jogo pelo Campeonato Baiano no qual o Tricolor usou um grupo alternativo. Contra o Itabuna, ele também se tornou o atleta mais jovem a ser capitão da equipe principal.

 

Início na Ilha de Maré

 

Sidão, como é conhecido dentro do clube, atua como meio-campista e chegou ao Bahia em 2019. Ele foi criado em uma comunidade quilombola na Praia Grande, em Ilha de Maré, e teve o primeiro contato com o esporte na escolinha de futebol do pai, o Grêmio Ilha de Maré.

Sidney então fez um teste no Estrela de Março, projeto de Salvador, e foi aprovado aos 11 anos. Na época, ele precisava deixar a Ilha de Maré para treinar na capital baiana às 5h e só retornava às 19h . Foi em um amistoso do time, contra o Bahia, que o volante chamou a atenção, fez um teste e passou a integrar a equipe sub-13 do Esquadrão.

E desde então Sidney vem pulando etapas. Em 2023, aos 17 anos, passou a integrar a equipe sub-20 do Bahia.

 

Seleção de base

 

Em 2023, Sidney foi representou a seleção brasileira na Copa do Mundo sub-17. O Brasil caiu para a Argentina nas quartas de final, mas o meio-campista do Bahia foi titular e capitão nas cinco partidas disputadas com a Amarelinha.

- Era um sonho de meu pai vestir a camisa da Seleção Brasileira. Ele era lateral-direito, e eu era também. Ele colocou essa meta para mim [estar no Mundial sub-17]. Chegar e ver que consegui as metas, estou muito feliz - disse o jogador em entrevista ao Bahia - disse em entrevista para o canal oficial do Bahia.

O volante também aponta Xavi e Iniesta como as grandes inspirações no futebol.

Eu sempre observei Xavi e Inista. Meu pai dizia para não observar Messi, mas para observar Xavi.

— Sidney, jogador do Bahia.

Pulando etapas, Sidney está agora em Manchester e tem dez dias de trabalho com Rogério Ceni para chamar atenção do treinador. O meio-campista, que mora no alojamento do clube, é o caçula da delegação que fica em território europeu até dia 21 de janeiro.

No retorno ao Brasil, a expectativa é que ele tenha novas experiências no elenco profissional. Só não vai ser nos primeiros jogos do Campeonato Baiano, uma vez que o volante vai estar em Manchester com o time principal do Esquadrão.