Informações de Bia Ferreira vai à final no boxe; Keno Marley e Tatiana Chagas garantem vagas olímpicas
Bia Ferreira vai à final no boxe; Keno Marley e Tatiana Chagas garantem vagas olímpicas
Viviane Pereira e Luiz Nascimento ficam sem vaga olímpica, mas são bronze em Santiago
Bicampeã mundial e medalhista olímpica, Bia Ferreira vai em busca do ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Nesta quinta-feira, a pugilista venceu a americana Jajaira Gonzalez por 4 a 1 na semifinal da categoria até 60 kg e se garantiu na decisão contra a colombiana Angie Pana, nesta sexta-feira. Ela, que já havia garantido o lugar nos Jogos de Paris, tenta subir ao lugar mais alto do pódio.
- Mais uma. Foi um combate bem legal, bem interessante. É uma adversária com muita vontade de se tornar a melhor do mundo, então temos de ter atenção. Estou pronta para conseguir grandes combates e dar espetáculo para o público - disse Bia.
Keno Marley, por sua vez, não precisou sequer subir ao ringue nesta quinta para garantir sua vaga olímpica. O brasileiro contou com a desistência do rival, o canadense Bryan Colwell, para avançar à final e garantir seu lugar em Paris. Lesionado, o adversário não tem condições de lutar e desistiu do duelo até 92kg.
- Essa luta foi uma situação atípica. Eu treinei muito para chegar aqui. Ainda estou um pouco aéreo, sem acreditar que a classificação chegou. Estou me situando aos poucos ainda – disse Keno, que vai em busca do ouro.
Além dele, Tatiana Chagas também garantiu seu lugar nos Jogos de Paris. Ela, porém, precisou ir ao ringue para isso. Na semifinal, venceu a chilena Denisse Vilches por 4 a 1 e avançou à briga pelo ouro na categoria até 54kg. Assim, carimbou o passaporte para as Olimpíadas de 2024.
- Vou ficar ainda mais feliz quando ganhar uma medalha olímpica. Sou brasileira, determinada e na raça. No primeiro round, entrei um pouco nervosa. A partir do segundo round, fui tranquila. Não é fácil estar aqui, mas eu consegui. Quem não acreditou em mim, receba: estarei em Paris - disse. Tatiana.
Assim, o Brasil chega a quatro vagas olímpicas conquistadas no boxe em Santiago. Na quarta-feira, Bia Ferreira, na categoria até 60kg, e Jucielen Romeu, até 56kg, já haviam garantido o lugar em Paris.
Viviane Pereira e Luiz Nascimento são bronze, mas ficam sem vaga
Viviane Pereira teve pela frente uma das rivais mais duras dos Jogos. A panamenha Atheyna Bylon, campeã mundial na categoria até 75kg, levou a melhor sobre a brasileira por 5 a 0 e garantiu a vaga na final. Assim, a brasileira ficou com o bronze no Pan, mas sem a vaga nos Jogos de Paris.
Logo depois, Luiz Nascimento, o Bolinha, também levou a pior contra o americano Jahmal Harvey. Apesar do bom início, o brasileiro caiu para o rival por 5 a 0 e ficou com o bronze em Santiago. Ele, porém, vai precisar buscar a vaga olímpica no classificatório mundial.
Keno Marley Machado no Mundial de boxe — Foto: Srdjan Stevanovic/Getty Images
Confira as lutas dos brasileiros nesta quinta-feira:
BOXE (semifinais)
- 11h - Tatiana Chagas 4 x 1 Denisse Bravo
- 11h30 - Bia Ferreira 4 x 1 Jaijara Gonzalez
- 12h - Viviane Pereira 0 x 5 Atheyna Bylon
- 12h30 - Luiz Oliveira 0 x 5 Jahmal Harvey
- 13h30 - Keno Machado x Bryan Colwell - desistência do rival
- 17h - Caroline Almeida x Ingrit Valencia
- 17h30 - Michael Trindade x Ramon Quiroga
- 18h - Jucielen Romeu x Omailyn Alcalá
- 18h30 - Yuri Falcão x Wyatt Sanford
- 19h - Bárbara Santos x Camila Camilo
- 19h30 - Wanderley Pereira x Cedrick Belony
- 20h - Abner Teixeira x Cristian Salcedo