Informações de Ayrton Senna é homenageado com desfile de carros em Mônaco; veja vídeo
Ayrton Senna é homenageado com desfile de carros em Mônaco; veja vídeo
Bruno Senna pilotou a McLaren MP4/5B, carro campeão em 1990, e Gabriel Bortoleto guiou kart usado pelo ídolo brasileiro em título de 1977
Na pista em que foi considerado rei, Ayrton Senna foi homenageado nos 30 anos de sua morte. Neste sábado, o Circuito de Mônaco recebeu um desfile com carros utilizados pelo ídolo brasileiro. Bruno Senna, sobrinho do tricampeão mundial, guiou a McLaren MP4/5B, máquina vencedora da F1 em 1990, enquanto Gabriel Bortoleto, atual campeão da F3, pilotou o kart usado por Ayrton no Sul-Americano de 1977
Ao todo, quatro máquinas foram levadas ao tradicional Circuito de Mônaco para a homenagem. Além de Bruno Senna e Gabriel Bortoleto, Thierry Boutsen, Eddie Irvine e Cristina Gutierrez também guiaram máquinas usadas pelo ídolo brasileiro nas pistas.
Os carros representam diversos períodos da carreira de Ayrton Senna. Em ordem cronológica, o primeiro a ser utilizado pelo tricampeão mundial de Fórmula 1 foi o kart de 1977 pilotado por Gabriel Bortoleto. Naquele ano, Senna levou o título do Campeonato Sul-Americano da categoria em San José, no Uruguai.
Cristina Gutierrez guiou o Van Diemen RF82, carro usado por Senna na conquista da Fórmula Ford de 1982. Antes de chegar a F1, Ayrton também correu no GP de Macau da Fórmula 3 com o Ralt RT3, pilotado por Eddie Irvine no evento deste sábado.
O Toleman TG184, usado na primeira temporada de Senna na F1 esteve no evento, mas não participou do desfile na pista. Thierry Boutsen, amigo do brasileiro na Fórmula 1, pilotou o Lotus 97T, de 1985. Foi com essa máquina que Ayrton venceu as primeiras provas na categoria.
Bruno Senna guiou o único carro campeão da Fórmula 1 presente no evento. Sobrinho do tricampeão mundial, ele pilotou a McLaren MP4/5B, máquina que ficou com o título mundial da categoria em 1990, o segundo da carreira do tio.
Antes do GP de Mônaco de 2024, a Fórmula 1 para em Ímola para a disputa do Grande Prêmio da Emilia-Romagna, neste final de semana. A corrida principal está marcada para 10h (de Brasília).