Img-Fundo

Informações de Análise: Giuliano participa de 75% dos gols e vira maestro em bom início do Santos

Análise: Giuliano participa de 75% dos gols e vira maestro em bom início do Santos

Utilizado como camisa 10, meio-campista tem ótimo início de Paulistão pelo Peixão

26/01/2024 ás 08:54:00

Fonte: Por Ana Canhedo — São Paulo

Dos 13 reforços contratados pelo Santos para 2024 até o momento, um tem atraído os holofotes, o protagonismo e roubado a cena ao participar, por ora, de 75% dos gols marcados: trata-se de Giuliano, o novo camisa 10 "moral" do elenco santista e o grande destaque deste início Campeonato Paulista.

O protagonismo do meia, porém, não é à toa e nem por acaso: está mais confiante e muito mais bem posicionado do que nos tempos de Corinthians, período que se encerrou no fim de 2023. Com a confiança de Fábio Carille, caminha para ser o grande destaque santista no estadual.

 

O camisa 10 "moral"

 

Embora tenha sido tratado no rival como um bom jogador desde sua contratação, em julho de 2021, Giuliano nunca foi no Corinthians o protagonista. Esteve na sombra de outros jogadores no meio de campo, como Renato Augusto, e por muitas vezes atuou mais recuado.

No Santos, chegou com a clara missão de articular, construir, orquestrar e protagonizar um time em absoluta reconstrução.

E o mais curioso é que, aos 33 anos e já em fase final de carreira, simplesmente parece ter adorado a enorme responsabilidade depositada pelo Peixe em suas costas para 2024: está radiante com a camisa 10 e fala orgulhoso sobre a missão dada por Carille para ser o meia do time.

Não é exagero dizer que talvez nos anos mais recentes Giuliano não tenha recebido a devida atenção das comissões técnicas pelas quais foi treinado a respeito de seu posicionamento. O lugar ideal para o meia parece ser, realmente, como um camisa 10 centralizado, que chega bem à área.

No período em que esteve no Al Nassr, foram seis jogos marcando dois gols cada, bem como o feito na última quinta-feira, pelo Santos. O período foi lembrado por Carille em sua última entrevista coletiva, após a vitória sobre a Ponte Preta. O objetivo do técnico é que a bola esteja sempre nos pés do meia.

 

— Ele foi o grande responsável pelo título do Al Nassr no período em que eu estive na Arábia Saudita. Ele foi fundamental. Temos que conhecer bem ele. Fazer a bola chegar, porque ele enxerga diferente, ela tem que passar no pé dele. Espero dele o diferente, o cara que vai dar o toque para o gol — resumiu Carille.

 

 

Em números

 

Por ora, já são três participações em gols: além dos dois marcados conta a Ponte, sendo um deles de cabeça, também deu assistência para Otero marcar contra o Botafogo-SP, na vitória logo na estreia do Paulistão, por 1 a 0, em Ribeirão Preto. São quatro gols feitos pelo Santos em 2024.

Contra a Macaca, foi do elenco quem mais chutou a gol: cinco finalizações. Além de 31 passes certos e cinco interceptados, totalizando 86% de precisão no quesito. Giuliano também foi o autor de três desarmes no jogo, segundo o scout da Globo.

Em seu 18º ano da carreira, Giuliano já marcou 17 vezes dois gols em partidas oficiais. Somados amistosos, tem 164 gols e 129 assistências.

No estadual, talvez a missão mais dura chegue já na próxima partida, contra o favorito Palmeiras, às 18h, no Allianz Parque, neste domingo. Chance para Giuliano se reafirmar ainda mais como a grande contratação do Santos até o momento.