Img-Fundo

Informações de ABC, Bahia, Corinthians, Inter, Flamengo... saiba quem são os maiores campeões estaduais

ABC, Bahia, Corinthians, Inter, Flamengo... saiba quem são os maiores campeões estaduais

Com 57 títulos, o Alvinegro de Natal é o maior vencedor de campeonatos estaduais do Brasil. Abaixo, o ge preparou uma lista detalhada com os três principais de cada estado; confira

09/01/2024 ás 09:20:00

Fonte: Por Matheus Aquino — João Pessoa

Enraizado na cultura brasileira, o futebol é um dos principais símbolos de todo o Brasil. O esporte, que revela diariamente a sua importância nos quatro lugares do país, reside uma narrativa única em cada lugar. E é sobre os campeonatos estaduais que o ge resolveu explorar os maiores vencedores, destacando as glórias do passado e as conquistas recentes que seguem escrevendo as páginas do futebol nacional.

 

Acreano

 

Rio Branco-AC é soberano em território acreano com 49 conquistas, sendo a última taça levantada em 2023. Em seguida, complementam as conquistas a Juventus-AC, com 14, e o Independência, com 11.

 

 

 

Alagoano

 

A disputa pelo posto de maior campeão de Alagoas é acirrada no Clássico das Multidões. O CSA, maior campeão alagoano, tem 40, enquanto o CRB, segundo maior vencedor, acumula 33 conquistas em sua história.

No confronto entre os clubes, melhor para o Galo da Pajuçara, que tem 188 vitórias, contra 157 do Azulão. O ASA fecha o pódio, com sete.

 

  • CSA (40) — Último: 2021
  • CRB (33) — Último: 2023
  • ASA (7) — Último: 2011

 

 

Amapaense

 

Ainda que o seu último título tenha sido erguido em 1991, o Macapá reina no estado com 17 vitórias de campeonato. Amapá Ypiranga-AP complementam a trinca de maiores vencedores do estado.

+ Campeões inéditos, octa seguido, 50º título... quem foram os campeões estaduais de 2023?

 

 

 

Amazonense

 

Nacional-AM, além de ser o maior vencedor do estado do Amazonas, também é um dos grandes campeões de todo o país. O seu último título foi em 2015, mas ainda assim o Leão da Vila Municipal é líder com grande diferença para Rio Negro-AM e Fast.

 

 

 

Baiano

 

Maior clube do Nordeste, o Bahia é o maior vencedor do Baiano. E com grande vantagem para o rival Vitória. Segundo maior campeão do país, o Tricolor de Aço tem 50 conquistas em seu currículo. Já o Leão da Barra, por sua vez, tem 29. Com 10, o Ypiranga-BA fecha o pódio.

 

 

 

Brasiliense

 

No campeonato da Cidade Satélite, a disputa é acirrada entre Gama, com 13, e Brasiliense, com 11. Na ponta do Distrito Federal, o Esquadrão de Ouro venceu seu último título há quatro anos, enquanto o Jacaré levantou a taça pela última vez em 2022. O Brasília, com oito títulos, é quem fecha o trio de mais vitoriosos.

 

 

 

Capixaba

 

Rio Branco-ES é o principal protagonista do Campeonato Capixaba com 37 campeonatos em seu currículo. O último, no entanto, foi em 2015. Com 18 e 10 títulos, respectivamente, vêm a Desportiva Ferroviária e o Vitória-ES.

 

 

 

Carioca

 

Ainda que o Fla-Flu seja acirrado no estado, o Flamengo permanece como soberano no Rio de Janeiro. Com 37 títulos na bagagem, o Rubro-Negro carioca tem quatro conquistas à frente do Tricolor das Laranjeiras, que tem 33. Vasco, com 24, forma o trio.

 

 

 

Catarinense

 

No Clássico de Florianópolis, a disputa entre Avaí Figueirense é mais do que acirrada, com 18 títulos para cada uma das duas agremiações catarinenses. Com 12, o Joinville, vem na segunda posição, e com 13 o atual campeão, o Criciúmaforma o pódio ao lado dos três rivais.

 

 

 

Cearense

 

Um dos maiores clássicos do Brasil é ainda mais acirrado dentro de território cearense. Com 46 títulos, o Fortaleza é o grande campeão do estado. Mas o Ceará não fica para trás. Afinal, tem 45. Com nove, o atual campeão da Série D, o Ferroviário, fecha a tríade.

 

 

 

Gaúcho

 

A rivalidade Gre-Nal definitivamente transcende fronteiras no futebol brasileiro. Em território gaúcho, quem leva a melhor é o Internacional, que mesmo tendo conquistado sua última taça há oito anos, ainda tem uma vantagem de três títulos sobre o Grêmio, que tem 42.

O terceiro colocado, por outro lado, surpreende. Isso porque, o Guarany de Bagé tem apenas duas taças. Ou seja, demonstrando que a dificuldade de superar o Colorado e o Tricolor já era existente há quase 100 anos.

 

 

 

Goiano

 

A supremacia goiana é do Esmeraldino. Dono de 28 títulos, o Goiás está à frente do Atlético-GO, que tem 17, e do Vila Nova, que venceu o campeonato em 15 oportunidades.

 

 

 

Maranhense

 

Maior clube do estado, o Sampaio Corrêa lidera com folga o número de títulos maranhenses. A Bolívia Querida tem 36, contra 26 do Moto Club, e 15 do atual campeão Maranhão.

 

 

 

Mato-Grossense

 

Ainda que tenha sido campeão pela última vez em 2008, o Mixto-MT segue disparado na ponta do Mato Grosso como o maior campeão estadual. Cuiabá Operário-VG, com 12, correm atrás do líder. Dom Bosco, com seis, fecha o top 3.

 

 

 

Mineiro

 

O protagonismo mineiro é dividido entre as duas grandes forças do estado: Atlético-MG e Cruzeiro. Mas é o Galo, um dos maiores campeões de estadual do Brasil, quem leva a melhor: 48 a 38. Com 16, o América-MG vem logo atrás da Raposa.

 

 

 

Paraense

 

A disputa no Pará é acentuada entre as duas maiores forças: Paysandu Remo. O Papão lidera no estado, com 49, enquanto o Leão está na cola do rival, com 47. A Tuna Luso, que venceu seu último título há quase 40 anos, tem 10.

 

 

 

Paraibano

 

Único time com título nacional no estado — Série D —, o Botafogo-PB é o maior vencedor de paraibanos, com 30 conquistas. Campinense, com 22, e o atual campeão Treze, com 17, são os responsáveis por completarem a tríade de principais campeões da Paraíba.

 

 

 

Paranaense

 

As principais referências no Paraná são Coritiba (39), Athletico (27) e Ferroviário-PR (8). Ainda que o Furacão tenha se lançado com forte presença ao futebol nacional como um todo nas últimas temporadas, o Coxa é quem domina o número de estaduais em território paranaense.

 

 

 

Paulista

 

Em São Paulo, o protagonismo é todo do "Quarteto Fantástico": CorinthiansPalmeirasSão Paulo e Santos. E é o Timão que leva a melhor, com 30 campeonatos na bagagem. O Verdão, por sua vez, tem 25, e o Tricolor e o Alvinegro estão empatados com 22, respectivamente.

 

 

Pernambucano

 

A tríade dos grandes de Pernambuco é formada por Sport, Santa Cruz e Náutico. E o grande campeão é o Rubro-Negro, com 43. A Cobra coral, com 29, e o Timbu, com 24, perseguem o time da Ilha do Retiro.

 

 

 

Piauiense

 

River-PI é líder disparado no ranking de títulos do Piauí com 32 taças conquistadas. Flamengo-PI, com 17, e Parnahyba, com 13, vêm logo atrás.

 

 

 

Potiguar

 

O maior campeão estadual do Brasil está localizado no Rio Grande do Norte. É que o ABC tem 57 títulos e é o líder nacional do posto. O seu principal rival, o América-RN, tem 37 taças. O Alecrim, com sete, complementa o trio potiguar.

 

 

 

Rondoniense

 

O futebol de Rondônia é marcado por um claro equilíbrio entre os clubes que o disputam. Com 18 campeonatos conquistados em sua história, o Ferroviário é o destaque local, seguido por Moto Clube-RO (10), Flamengo-RO (10) e Ji-Paraná.

 

 

 

Roraimense

 

Mesmo que tenha vencido seu último Roraimense há quase 15 anos, o Baré segue liderando com folga o ranking de conquistas do estado. Atlético-RO, com 17, e São Raimundo-RR, com 14, e a última conquista tendo sido 2023, perseguem o Colorado da Consolata.

 

 

 

Sergipano

 

A supremacia sergipana fica por conta do Sergipe, que já ergueu a taça de campeão do estado em 37 oportunidades. Tradicional time nordestino, o Confiança tem 22 e é o vice-líder do ranking. Itabaina, por fim, tem 11 e fecha o pódio.

 

 

 

Sul-Mato-Grossense

 

No Mato Grosso do Sul, os destaques ficam para o Operário-MS, o Comercial-MS e o CENE. Mas é o Galo quem leva a melhor com 12 títulos erguidos em toda a sua história no futebol Sul-Mato-Grossense.

 

 

 

Tocantinense

 

Destaques do Tocantins, PalmasTocantinópolis e Gurupi revelam um verdadeiro equilíbrio entre os embates Com uma diferente de apenas dois títulos entre o primeiro maior vencedor e o terceiro com mais taças no estado.