Informações de Por que comemos tantas receitas com milho nas festas juninas? Veja explicação
Por que comemos tantas receitas com milho nas festas juninas? Veja explicação
Não existe quermesse sem prato típico com milho; entenda o porquê
Quando chega junho, é impossível não sentir aquele cheiro inconfundível de bolo de milho, pamonha, curau e canjica. As festas juninas, espalhadas por todo o Brasil, são quase um festival gastronômico e o milho reina absoluto.
Tem explicação para isso! Band Receitas fez uma verdadeira pesquisa gastronômica para entender por que esse grão é tão presente nas comemorações de São João.
A origem da fartura de milho nas festas juninas remonta aos povos originários do Brasil. Muito antes da chegada dos colonizadores europeus, o milho já era a base da alimentação de diversos povos indígenas. Eles cultivavam o grão há milhares de anos, utilizando-o em receitas doces, salgadas e bebidas fermentadas.
Com o tempo, a tradição indígena se misturou às festas trazidas pelos portugueses, que celebravam santos como São João, São Pedro e Santo Antônio. As festas católicas foram incorporadas aos saberes e sabores locais, resultando no que conhecemos hoje como festas juninas brasileiras.
Junho é também, historicamente, época de colheita do milho no Brasil. Ou seja, é quando o grão está mais fresco, abundante e barato. Isso explica não só a presença do alimento, mas também sua variedade nas receitas dessa época!
Veja 10 receitas deliciosas com milho
Pão de milho

Foto: Band
Bolo de milho da roça

Foto: Band
Frango com creme de milho ao forno

Foto: Band
Curau de milho verde

Foto: Band
Milho frito

Foto: Band
Sopa de milho verde no pão

Foto: Band
Gratinado de batata e milho

Foto: Band
Salgadinho de milho

Foto: Band
Croquete de milho

Foto: Band
Bolo de pudim de milho

Foto: Band