Notícias » Economia

Sistema fora do ar faz Detran cancelar provas práticas para obtenção de CNH

01/12/2018 às 04:09

Autor: Redação do GD redacao@gazetadigital.com.br
Fonte: GAZETA DIGITAL

João Vieira

 

Por causa de problemas no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), que ficou fora do ar o dia inteirno nesta quinta-feira (29), as provas práticas para condutores que estão em processo confecção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram todas suspensas nesta sexta-feira (30). Desde a última sexta-feira (23) usuários que procuram a autarquia reclamam de não conseguirem atendimento por causa de sistema fora do ar.

 

No entanto, o Detran, por meio da assessoria, nega que o sistema esteja fora do ar há uma semana. Garante que o Detrannet (sistema interno da autarquia) apresentou falhas “apenas” nesta quarta e quinta-feira (28 e 29).

Com isso, autoescolas foram comunicadas a informarem os alunos sobre a suspensão das provas que precisarão ser remarcadas em outras datas a partir da próxima semana.

Na última terça-feira (27) o  fez um registro com base em reclamações de usuários, relatando que, à ocasião, já tinham 4 dias que o sistema do Detran-MT e da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) estavam fora do ar. Usuários e contribuintes que procuravam os respectivos órgãos para resolver questões como pagamento ou emissão de notas fiscais não estavam conseguindo.

 

Agora, a assessoria ressalta que o Detran não conseguia oferecer alguns serviços como emissão de boletos e licenciamentos veiculares por não ter comunicação com o sitema da Sefaz, que é o responsável pela arrecadação. O problema, no entanto, já está resolvido, conforme afirma a autarquia.

 

Quanto à instabilidade do sistema Detrannet, o problema teria ocorrido somente nesta quarta e quinta-feira. A empresa MTI informou à autarquia que o sistema estva com problemas técnicos na camada de armazenamento (storage) o que prejudicou a efetivação das requisições nos postos do Detran em todo o Estado.

 

Assim, as provas que estavam marcadas para esta sexta-feira serão remanejadas e os alunos deverão se dirigir à sede da autarquia, em qualquer dia, ao longo da próxima semana, durante o período matutino, para realizá-las. 

WEBMAIL

Coloque seu e-mail e senha para ter acesso ao webmail.

Enquete

O que você achou do nosso site? Dê sua opinião e nos ajude a melhorar nossa plataforma